Hoje, às 19h30 no Salão do Livro – Centro Cultural Usiminas
Hoje, o Salão do Livro que acontece no Centro Cultural Usiminas abre suas portas para o lançamento do livro Uma Linha Para Contar Histórias, da estilista e artista visual Vanuza Bárbara. A obra, que une moda, memória e poesia, convida o público a embarcar em uma viagem literária pelas trilhas da ferrovia Vitória-Minas e pelas histórias que ela ajudou a costurar. A noite será ainda mais especial com música ao vivo de Liz Eulalia e Dalton Palmiere, garantindo um clima sensível e inspirador para a celebração.
A obra é fruto de um trabalho de pesquisa e criação inspirado na linha férrea Vitória-Minas, que atravessa a região do Vale do Aço e carrega memórias, identidades e histórias de milhares de mineiros. Assim como o trem, que transporta não apenas cargas, mas também sonhos, despedidas e reencontros, o livro conduz o leitor por estações de poesia, moda e memória.
Em suas páginas, o público encontrará registros visuais e narrativos que dialogam com a trajetória da estilista, que há mais de 20 anos dedica-se a uma moda conceitual, sustentável e profundamente conectada às raízes culturais de Minas Gerais. Todas as peças da coleção que inspira o livro foram produzidas com 100% de reaproveitamento têxtil, transformando retalhos em obras de arte. O processo contou com a participação do grupo Mulheres Fazendo Arte, bordadeiras que ajudaram a dar vida a essa criação coletiva.
Mais do que moda, Uma Linha Para Contar Histórias é uma experiência sensível que costura memória, identidade e esperança, trazendo à tona reflexões sobre os “túneis e luzes” da vida.
O projeto tem o patrocínio da Provest Uniformes, Produtos Plinc e Fraldas Carinho, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.





