Rota de cicloturismo “Vales dos Tropeiros” é aprovada em Timóteo

Na reunião ordinária desta quinta-feira (21), os vereadores aprovaram o PL 4.565, que reconhece, no âmbito do município de Timóteo, a Rota Turística de Cicloturismo Vales dos Tropeiros. A matéria, assinada pelo Executivo Municipal, passou em segunda votação.

O projeto Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo é uma iniciativa do CTMAM (Circuito Mata Atlântica de Minas) em parceria com o Sebrae/MG, Vale do Aço Conventions e Visitors Bureau,Armva (Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço), empreendedores e profissionais especializados em cicloturismo e em turismo sustentável, visando promover o uso da bicicleta como meio de lazer na região.

A área de abrangência do Circuito Mata Atlântica é conhecida por sua riqueza histórica, cultural e natural, além de ser cercada por montanhas e contar com uma grande diversidade de fauna e flora, rios, lagoas e cachoeiras, belíssimas serras, campos, vales e matas, garantindo ao participante uma experiência única e inesquecível.

A Rota Vales dos Tropeiros tem um trecho principal de 196 Km, dividido em quatro etapas entre cinco municípios: Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias. Durante o caminho, outras rotas, com mais atrativos, também são sugeridas aos turistas.

O cicloturismo é uma atividade que combina o prazer do pedal com a exploração da natureza e da cultura local. Com o projeto, os turistas poderão desfrutar de uma experiência única, pedalando por trilhas e estradas pitorescas, conhecendo as belezas naturais, a história e a gastronomia local. A Rota passará por cachoeiras e mirantes, por lugares e fazendas históricas e há também opções mais desafiadoras para ciclistas experientes, com caminhadas e paisagens de tirar o fôlego.

O cicloturismo no Vale do Aço é uma oportunidade para os amantes da bicicleta conhecerem uma região encantadora e cheia de história, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade e a preservação ambiental. Uma experiência inesquecível para quem deseja se conectar com a natureza e com a cultura local.

Por fim, a implantação de uma rota de cicloturismo pode trazer diversos benefícios para a região, como a promoção do turismo sustentável, a valorização da cultura local, a geração de emprego e renda, além de incentivar a prática de atividades físicas e a melhoria da qualidade de vida da população.

A rota Vales dos Tropeiros conta com aproximadamente 196 km de extensão. Dentre os benefícios trazidos pela sua implantação oficial, estão a promoção do turismo sustentável, valorização da cultura local, geração de emprego e renda e incentivo à prática de atividades físicas.

keyboard_arrow_up