New York, a cidade mais rica do mundo no país mais rico do mundo. E o Brasil?

O poder da Big Apple. Nova York lidera a lista das cidades mais ricas do mundo, com cerca de 360 mil milionários e 60 bilionários vivendo na cidade. A lista é elaborada anualmente pela empresa de migração Henley & Partners.

  • A relevância: Para se ter ideia, com esses números, Nova York tem uma população milionária maior que toda a população de Orlando, por exemplo.

Os residentes de Nova York têm, agora, mais de US$ 3 trilhões em riqueza — um número superior ao PIB do Brasil, da Itália e do Canadá. Bizarro…

Olhando para o resto do mundo: Os EUA superaram todos os outros países, representando 11 das 50 cidades/localidades mais ricas do mundo. O Top 5 é:

  1. Nova York (EUA);
  2. Baía de São Francisco (inclui São Francisco e o Vale do Silício, nos EUA);
  3. Tóquio (Japão);
  4. Singapura (Singapura);
  5. Londres (Inglaterra).

E nem sempre foi assim. Um exemplo é Londres, que por muitos anos liderou a lista, e viu sua população milionária diminuir 10% nos últimos 10 anos — em parte devido ao Brexit. Por outro lado, a China entrou no Top 10 pela primeira vez neste ano, com Pequim.

Ampliando a visão: Apesar de não ter nenhuma cidade entre as 50 mais ricas, o Brasil é o sétimo país com mais bilionários do planeta.

O país tem 69 bilionários que, juntos, têm US$ 231 bilhões, segundo a Forbes.

keyboard_arrow_up