thumb-10dicas

É POSSÍVEL TER UM ESTILO DE VIDA SUSTENTÁVEL?

Os recursos do planeta se esgotam; por isso a necessidade premente de ter um modelo ecológico e saudável que garanta o futuro das novas gerações. Ter um estilo de vida sustentável é muito mais do que consumir de forma responsável, também consiste em estar comprometido com o meio ambiente, o que se consegue colocando em prática pequenas ações em nosso dia a dia.

A já mencionada Agenda 2030 é um plano ambicioso que busca alcançar uma prosperidade que respeite o planeta e seus habitantes. Seus 17 ODS, especialmente o ODS 12, que inclui medidas relativas ao consumo responsável e à produção e gestão sustentável dos recursos naturais, trazem recomendações sobre o que fazer e como agir para ter um estilo de vida sustentável.

Em qualquer caso, o primeiro passo é rever nossa forma de vida e começar a introduzir mudanças para gerar hábitos sustentáveis.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial atinge atualmente a marca de 7,7 bilhões e continua crescendo. Cada um de nós se alimenta, se desloca e consome bens e serviços, mas muitos agem de forma irresponsável em relação ao meio ambiente. Portanto, cabe perguntar: a ação sustentável de poucos indivíduos serve para alguma coisa? Para a maioria das organizações internacionais que tenta preservar o planeta a resposta é sim: “Cada gesto conta”, é o que afirma o Greenpeace.

De fato, um estudo da Universidade de Michigan nos Estados Unidos indica que as regras estabelecidas por um grupo populacional garantem a eficiência de uma estratégia de vida sustentável. O segredo? A reputação de cada um serve de reforço positivo para os demais, ou seja, se um vizinho reciclar corretamente será uma inspiração para os outros moradores. Para os pesquisadores, incentivar essas pequenas ações é tão fácil quanto seguir algumas dicas e fazer pedagogia ambiental.

O QUE É UM ESTILO DE VIDA SUSTENTÁVEL

Em 1986 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o conceito de estilo de vida como “uma forma geral de vida baseada na interação entre as condições de vida em um sentido amplo e os padrões individuais de conduta determinados por fatores socioculturais e características pessoais”. Um ano mais tarde, o Relatório Brundtland, realizado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, começou a alinhar estilo de vida e sustentabilidade: “O desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.”

De lá para cá, o impacto negativo de nosso modo de vida sobre o meio ambiente não parou de crescer. A sobre-exploração dos recursos naturais, a poluição da água, a contaminação do solo e o desmatamento, a perda de biodiversidade, entre outros fatores, agravaram os problemas ambientais que devem ser resolvidos ao longo deste século. Para enfrentar esses grandes desafios, foram desenvolvidas ações destinadas a conseguir um estilo de vida sustentável em âmbito global para evitar que o planeta continue se deteriorando. A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são bons exemplos. E a população mais jovem, preocupada com seu futuro, parece estar assumindo esse desafio com seriedade.

FATORES QUE INFLUENCIAM UM ESTILO DE VIDA SUSTENTÁVEL

Alcançar um estilo de vida sustentável não depende exclusivamente de fatores individuais, também existem fatores coletivos e externos que podem incentivar ou prejudicar a consecução desse objetivo:

  • Individuais

A forma como nos relacionamos com o meio onde vivemos determina nosso grau de conscientização diante da necessidade de proteger o meio ambiente.

  • Grupos sociais

Em algumas sociedades, o conceito do bem comum está mais enraizado do que em outras, que tendem ao individualismo, e isso se reflete em costumes que afetam o meio ambiente.

  • Externos

A legislação de cada país ou região, sua situação geopolítica e econômica ou o grau de inovação, entre outros, podem limitar ou promover a adoção de um estilo de vida sustentável.

DICAS PARA ADOTAR HÁBITOS SUSTENTÁVEIS

1. Separe o seu resíduo e busque descartá-lo corretamente (mesmo que não tenha coleta seletiva em seu bairro);
2. Tenha uma horta em casa e conecte-se com o solo e o alimento. É saudável e terapêutico;
3. Procure comprar produtos com menos embalagens prejudiciais à natureza (evite plásticos);
4. Dê preferência à compra de produtos duráveis;
5. Estimule o comércio local e compre dos pequenos produtores;
6. Doe o que pode ser reaproveitado para as pessoas mais necessitadas;

 

FONTES: https://www.iberdrola.com/

https://casavogue.globo.com/

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3