Diferenças aumentadas=reversão histórica

Alerta global. O novo relatório do Banco Mundial desta segunda-feira (15) mostrou que, pela primeira vez neste século, a diferença de renda entre os países mais pobres e os mais ricos está aumentando, marcando uma “reversão histórica” no desenvolvimento global.

  • O que está acontecendo? Nos últimos cinco anos, a renda média per capita em alguns dos países mais pobres do mundo tem crescido mais lentamente do que nas economias ricas.

Em outras palavras, os países pobres estão ficando ainda mais pobres.

Considerando os 75 países mais pobres do mundo, mais da metade estão na África Subsaariana e um terço deles está mais pobre agora do que antes da pandemia.

  • Para se ter ideia da gravidade do problema, esses países possuem uma taxa de pobreza extrema oito vezes superior à média do restante do mundo.

Ao todo, abrigam um quarto de toda a população global – cerca de 1,9 bilhão de pessoas – e são responsáveis por 90% de toda a população que passa fome ou é subnutrida.

Quadro geral: O Banco Mundial disse que a situação é “sombria” e pediu ajuda à comunidade internacional – relembrando, inclusive, que China, Índia e Coreia do Sul já estiveram neste grupo. Os desafios são grandes…

Fonte: radarfin.com.br

keyboard_arrow_up