Estão abertas as inscrições para a oficina “O Artista Produtor”, que será ministrada de 15 a 17 de maio, dentro da programação da sexta edição da Mostra Solus – Encontros Verbais e Não Verbais. Direcionada ao artista que se produz, a oficina pretende incentivar este profissional a colocar em prática seus projetos.
Essa tem sido uma demanda constante no meio cultural, principalmente quando o artista precisa se inscrever em algum edital das leis de incentivo. O fato é que o produtor que está no mercado, muitas vezes, não consegue atender artistas que estão começando sua carreira. Por isso, a necessidade de se autoproduzir e para isso o artista precisa conhecer o funcionamento dos mecanismos e nuances de uma produção.
A oficina será ministrada on-line e apresentará conceitos básicos de produção e suas fases, ferramentas administrativas e organizacionais, que poderão orientar o artista e gerar sua sustentabilidade na sua profissão, contribuindo dessa forma com sua capacitação. São mecanismos que em muito vão ajudá-lo a entender o dia a dia de uma produção para assim, dentro do seu processo de criação, viabilizar seus projetos culturais.
No comando da oficina a atriz, produtora e diretora há 25 anos, com especialização em produção cultural, Mari Feil. Natural de Santa Catarina, radicada em São Paulo desde 2017, Mari trabalhou, produziu e atuou em mais de 50 projetos nacionais e internacionais, em diversos segmentos das artes. Dentre as oficinas que ministrou destaque para “O artista que se produz”, para Oficinas Culturais Oswald de Andrade, através da Poesis; “O Ator que se produz”; a oficina extensão cultural “A produção e o profissional contemporâneo como empreendedor dentro da economia criativa”, ambas na SP Escola de Teatro, entre outras.
Mari Feil é também curadora e parecerista em diversos editais culturais do país além de ministrar oficinas desde 2010, como: o ator produtor, o artista produtor, elaboração em projetos culturais, e o ator criador. Estreia em breve seu mais recente trabalho, Suíte N°2, com texto de Afonso Nilson e direção de Alexandre Contini, em que se autoproduz, como na maioria de seus trabalhos.
A Mostra Solus é viabilizada por meio do Edital 16/2020, Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais no âmbito do Estado de Minas Gerais, nos termos da Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc e realizada pela Associação Cultural Perna de Palco. Inscrições gratuitas podem ser feitas em http://abre.ai/oficinasolus.
Contato: (31) 98827 8776 – luziadiresendemendes@gmail.com
Serviço:
Oficina – O Artista Produtor
Ministrante: Mari Feil
De 15 a 17 de maio 2021
Dias 15 e 16 de maio de 16 às 18h
Dia 17 de maio de 19 às 21h
Inscrições: http://abre.ai/oficinasolus