Fundação Aperam lança projeto para diagnosticar educação da rede municipal de Timóteo

O desempenho escolar de crianças e adolescentes de Timóteo é o que norteia o Projeto “Diagnosticando a Realidade de Crianças e Adolescentes de Timóteo para uma Educação Equitativa”. Elaborado e executado pela Fundação Aperam Acesita, o projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo (CMDCA) para pleitear recursos no Edital Itaú Fundos da Infância e da Adolescência 2024. A iniciativa foi selecionada entre os 40 projetos apoiados em todo o país. Sua realização conta com a parceria da Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e apoio do Itaú Social.

 

Mais de 3.500 crianças e adolescentes serão beneficiados diretamente com o projeto, que tem o objetivo de investigar a realidade do Ensino Fundamental de 11 escolas públicas do município. Com o diagnóstico, serão identificados os riscos e/ou dificuldades na vida escolar dos estudantes, abrindo oportunidade para proposição de alternativas para contribuir com uma educação de qualidade. Serão alcançadas escolas dos bairros Macuco, Limoeiro, Alphaville, Vale Verde, Novo Tempo, Alvorada, Centro Sul, São José, Ana Rita, Santa Maria e Novo Horizonte.

 

Lançamento oficial

O 1º Encontro do projeto foi realizado na tarde do dia 03/07, no Teatro da Fundação Aperam, com a presença do prefeito de Timóteo, Vitor Prado; do comandante 85ª Companhia da Polícia Militar em Timóteo, Capitão Gedaías Xavier; das secretárias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciene Silva de Souza; de Educação, France-Jane Araújo; e de Saúde, Érica Ferreira Pires; diretores e pedagogos das escolas municipais; representantes do Conselho Municipal da Criança e Adolescente; equipe do projeto e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Timóteo.

 

Segundo a coordenadora de projetos da Fundação Aperam, Neide Barbosa Morais, o projeto se fortalece com o envolvimento das parcerias. “Temos muito trabalho a fazer e tenho certeza de que vamos identificar diversas possibilidades de contribuir com o desenvolvimento das crianças e adolescentes do município, com a contribuição de todos os parceiros envolvidos”, declarou.

 

Para o prefeito Capitão Vitor Prado, o projeto vai ao encontro do que o governo municipal atua para alcançar a melhoria da qualidade do ensino. “O projeto é uma oportunidade para entender o contexto e a realidade de cada escola e cada aluno, trabalho que temos feito desde que assumimos a gestão. Será uma ferramenta para proporcionar equidade e investir com qualidade em todos nossos bairros, de acordo com a necessidade”, detalhou.

 

Para uma nova realidade

Responsável pela consultoria técnica do projeto, Margarete Aparecida Amorim, consultora

do Instituto Gregório Baremblitt – IGB, detalhou os primeiros passos do projeto, que iniciou em março deste ano. A consultora iniciou um debate entre os presentes para identificar desafios e oportunidades, bem como a atuação conjunta dos atores do Sistema de Garantia de Direitos.

 

“O Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Timóteo, com vigência de 2016-2025, já nos apontava uma defasagem na alfabetização e letramento. O atual diagnóstico em construção nos indica que a infraestrutura das escolas, acompanhamento continuado de professores e assistentes também são apontamentos que precisam de melhorias. O que temos feito é colher dados e fazer entregas para que cada ator do Sistema de Garantia de Direitos possa agir. O trabalho em campo produz teoria e está nos permitindo criar uma nova ferramenta para mudar a realidade aqui e agora”, revelou Margarete.

 

 

keyboard_arrow_up