DOPAMINE DECOR, CONHECE?

Apostar em cores para a decoração abre um universo de possibilidades que permite criar ambientes despojados e cheios de personalidade. Uma nova tendência está crescendo nos Estados Unidos e busca busca explorar um estilo maximalista focado em um visual colorido e alegre: é o chamada Dopamine Decor.

Dopamine Decor é uma tendência que ganhou força após a pandemia da Covid-19, marcando presença nas passarelas da moda e em casas ao redor do mundo. Inspirada na dopamina, o neurotransmissor ligado às sensações de prazer, o décor do momento combina cores ousadas, padrões marcantes e elementos lúdicos para transmitir alegria e positividade em ambientes.

Quando falamos de Dopamine Decor, estamos nos referindo a uma decoração que tem como objetivo estimular a produção da dopamina, trazendo sensações de felicidade e bem-estar.

Usando tons vibrantes e designs que elevam o astral, a ideia é criar ambientes que dão um boost de felicidade, assim como a dopamina faz no nosso cérebro. Sem regras rígidas, o foco é escolher cores, objetos, materiais e texturas que inspirem criatividade e conforto.
Existem evidências de que as cores podem influenciar o nosso comportamento sem percebermos. Estudos indicam que o verde, por exemplo, estimula a criatividade e a concentração em crianças.
Já o vermelho, gera reações emocionais mais imediatas, podendo aumentar os níveis de excitação e impedir a sonolência. Confira o significado de mais cores a seguir:
azul: transmite calma, confiança e serenidade, frequentemente usado para promover relaxamento e concentração;amarelo: evoca otimismo, alegria e criatividade. Estimula a comunicação e a energia mental;laranja: promove entusiasmo e aconchego;roxo: associado à riqueza, luxo e sabedoria. Pode inspirar sentimentos de mistério e espiritualidade.preto: transmite elegância, poder e modernidade, mas também pode evocar mistério;branco: representa pureza, simplicidade e paz, sendo muito utilizado para criar sensação de espaço e limpeza;rosa: transmite paz, calma e pureza. A cor também está ligada à feminilidade, ternura e infância.

FONTES:
https://casacor.abril.com.br/decoracao/dopamine-decor-nova-tendencia-ambientes-coloridos/
https://www.vivadecora.com.br/revista/o-que-e-dopamine-decor/

keyboard_arrow_up