CSFX_Colégio São Francisco Xavier (Fundação Educacional)

COLÉGIO SÃO FRANCISCO COMPLETA 60 ANOS

No próximo dia 15 de junho, o Colégio São Francisco Xavier completa 60 anos e muitos são os motivos para comemorar. De gincana solidária a encontro com ex-colaboradores, muitos foram os eventos realizados, desde o início deste ano, para celebrar as seis décadas de histórias do Colégio São Francisco Xavier.

Criado com objetivo de garantir o ensino e a educação de qualidade aos filhos dos empregados da Usiminas e à nova comunidade que nascia ao redor da empresa, o CSFX iniciou suas atividades em dezembro de 1961. No ano seguinte, teve início o primeiro ano letivo da Instituição com 103 alunos. Nesse período, a administração da escola ficou a cargo da Congregação Religiosa “Comunidade de Jesus”, com larga experiência na atividade educacional.  Inclusive, foi sob a direção do Reverendo Padre Jésus Andrés Vela que o Colégio foi oficialmente inaugurado, sendo a solenidade realizada no dia 15 de junho de 1962, tornando-se a data oficial de aniversário do CFSX.  Sete anos depois, a Usiminas assumiu a administração da escola por meio da Fundação São Francisco Xavier criada em 22 de dezembro de 1969.

Quase 60 anos depois de iniciar seu importante papel na formação humana a partir do ensino e da aprendizagem, o Colégio São Francisco Xavier, atualmente sob a vigência da Fundação Educacional, torna-se referência na área educacional, tanto para região do Vale do Aço, quanto para Minas Gerais.

O CSFX foi a primeira escola do Brasil a receber certificação de qualidade ISO. Em 1997, foi certificado com o NBR ISO 9002, pela Det Norske Veritas – DNV e, em 2002, alcançou a Certificação ISO 9001, versão 2000. Atualmente, o CSFX é certificado na nova norma ISO 9001, versão 2015.

A trajetória do Colégio vem sendo construída com a participação conjunta de professores, alunos, pessoal técnico-administrativo, diretores, FSFX, FESFX, Usiminas, famílias e sociedade. Laços de uma relação que, ainda hoje, é fundamental para desenvolvimento e inovação do Colégio. “Se tudo começou com um sonho de prosperidade para a região do Vale do Aço e alcançou o patamar que temos hoje, o compromisso de toda a equipe da Fundação Educacional é dar continuidade a essa caminhada escrevendo novos sonhos.” explica a Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier, Solange Liége.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022