O inhame é reconhecido pela sua alta produtividade, facilidade de comercialização e pelo preço de mercado favorável ao produtor

AGRICULTORES DE BELO ORIENTE INVESTEM NA PRODUÇÃO DE INHAME

Além de delicioso, o inhame melhora problemas respiratórios, previne doenças cardíacas, ajuda a perder peso, aumenta a imunidade, melhora a visão e faz bem para pele, como dizia minha mãe, uma entusiasta do alimento.

Agora, com o apoio da Prefeitura de Belo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, agricultores familiares do município têm investido na produção de inhame, eles são acompanhados através do programa “Plantio Assistido”, implantado pela Administração Municipal.

O tubérculo é reconhecido pela sua alta produtividade, facilidade de comercialização e pelo preço de mercado favorável ao produtor, além da possibilidade de ser cultivado em pequenas áreas.

O plantio de inhame foi ampliado em Belo Oriente, após agricultores do município interessados em produzir o tubérculo realizaram uma visita técnica com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura à cidade de Domingo Martins no Estado do Espirito Santo, a cidade capixaba é referência nacional na produção do tubérculo.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nardely Ramos, o município tem buscado diversificar a produção agrícola devido ao potencial de mercado existente na região.

“Somos um município com uma localização privilegiada perto de dois polos consumidores (Vale do Aço e Governador Valadares) que tem uma alta demanda, além de uma grande extensão de área que pode ser cultivada. Então temos trabalhado com os produtores esses potenciais na hora de escolher o que plantar”, pontua o secretário.

O agricultor Vander José Miranda, um dos agricultores do município que tem investido no plantio do inhame destaca o apoio que tem recebido da Secretaria Municipal de Agricultura.

“A equipe da Secretaria tem dado muito apoio, nos orientando sobre o cultivo do inhame. Antes a gente não tinha esse incentivo, fazíamos tudo por conta própria sem a técnica apropriada e hoje temos toda a instrução necessária e penso até em aumentar a lavoura”, destaca o agricultor.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3