Sem Título-1

AGENTES DA CULTURA HIP HOP DO VALE SÃO HOMENAGEADOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O Vale do Aço sempre foi um importante celeiro cultural, que é bem notado do estado. Por aqui se destacam várias vertentes artísticas desde sempre. Temos artistas que já foram noticiados no contexto local, regional, nacional e internacional. Não é diferente na cultura Hip-Hop da região que possui importantes artistas que sempre vem se destacando. Na última terça-feira (19), às 16:00 ocorreu uma importante homenagem aos agentes da cultura que foram e são destaques na região. Entre milhares de militantes, os artistas Luiz Carlos, o C2, Andressa Farias, Preta Lua e Wesley Luiz Costa Ribeiro, o B-boy Luizin receberam um certificado de reconhecimento pelas mãos da então Deputada Andreia de Jesus, que também é autora da homenagem.

A cultura Hip-Hop do Vale do Aço é tão antiga como qualquer movimento do Hip-Hop brasileiro. O motivo é que a região é bastante próspera e sempre atraiu a prosperidade. A região é tão rica que sempre possibilitou o aquecimento da economia local, fazendo com que as pessoas exercessem seu extinto consumidor, comprando e usufruindo do melhor das tecnologias. A tecnologia foi bastante responsável pela difusão do Hip Hop no mundo. No Vale do Aço não foi diferente. As cidades conheceu muito cedo a cultura do Funk e o Soul, culturas que antecedem o Hip Hop, e graças a isso, a região foi agraciado de passar pela transição do Funk e Soul para o Hip-Hop. Ou seja, ao mesmo tempo que chegou através de filmes em todos os estados brasileiros, o Hip-Hop chegou facilmente em Minas Gerais e o Vale do Aço não ficou de fora. O filme responsável pela popularização da difusão no Hip-Hop brasileiro foi o Beat Street de 1984.

C2

Luiz Carlos é produtor cultural do Vale do Aço, atua nas cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga desde 2013, é organizador da Batalha do Coliseu na cidade de Timóteo, MC, Rapper, professor oficineiro, poeta e Produtor Cultural. Formação: Ensino Médio completo, Psicologia (cursando) Projetos: Batalha do Coliseu, Sarau Corpo e Alma, Organiza a Batalha do Coliseu desde 2017 além de organizador é Mestre de Cerimônia e Poeta. A Batalha do Coliseu realiza anualmente a disputa do regional do Vale do Rio Doce do duelo de Mc’s Nacional.

Preta Lua

Preta Lua é é produtora cultural e leciona dança afro-brasileira, graduada no grupo Raiz de Quilombo de Capoeira. Ela está envolvida com danças afro-brasileiras há cerca de oito anos, incluindo tambores de crioula, maculelê, samba de roda, samba corrido, Kuduro e Kazukuta. Além disso, é uma grande representante cultural e respeitada em todo leste de Minas Gerais.

B-boy Luizin

O artista B-boy Luizin possui um curso superior em gestão de segurança pública e privada, técnico em administração de empresas, estudante de jornalismo, fotógrafo, empreendedor na área da construção civil, educação e comunicação, capoeirista, bboy, pesquisador e ativista da cultura Hip-Hop. Há anos ajuda crianças e adolescentes nos bairros periféricos da cidade. Já percorreu várias cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais palestrando, dançando, sendo jurado de competições importantes, e fazendo cobertura de eventos de Hip Hop e arte em geral. Fundou o Coletivo Cultura Urbana (2010), integrou o Revolution Break Crew (1999), desde meados de 2004, e o Vila Velha Força Break (1996), desde de 2022. Interagiu com artistas brasileiros de renome nacional e internacional como: Dum Dum do Facção Central, Rodrigo Teaser, Crônica Mendes, Realidade Cruel, Djonga, Marcos Mohai, o homem mais forte do Brasil, Gog, Japão do Viela 17, DJ Caíque que já foi o personagem macaco da TV Cruj no SBT, Cris do SNJ, Dexter, MV Bill entre outros nomes importantes do cenário nacional através da importante mídia também criada pelo Bboy Luizin, o site Portal de Cultura Urbana. Além disso possui uma importante mídia local, Agora Vale do Aço que traz notícias da região do Vale do Aço, Minas Gerais, Brasil e do mundo.

Redes sociais dos artistas:

Instagram:

https://www.instagram.com/c2.luizcarlos.meamo/

https://www.instagram.com/preta_lua_/

https://www.instagram.com/b.boyluizin/

A homenagem ocorreu na pelo canal da ALMG TV, na R. Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho, e a reportagem pode ser encontrada pelo link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=j20zUu_NRYw

Compartilhe com um amigo

Facebook
WhatsApp
Email