“O contato com a arte na escola, fundamentado pelo diálogo igualitário, fortalece vínculos, gera empatia e favorece a convivência em sala de aula. ” Bárbara Batista
Desde o dia 30 de janeiro, os integrantes da Oficina Permanente: Laboratório de Atividades de Expressão, realizada na praça Parque da União – Bairro Planalto II, tem recebido workshops de Expressão Corporal e de Expressão Vocal, para aperfeiçoamento do espetáculo “Pluft, O Fantasminha”, para circulação que acontecerá no mês de março em algumas Escolas Públicas Municipais de Ipatinga.
O espetáculo que estreou em agosto de 2023, fruto da oficina permanente, idealizado pelo Ator, Diretor, Dramaturgo e Produtor Cultural Marrione Warley, teve sua circulação contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura 2023 – Lei Complementar 195 – Lei Paulo Gustavo Edital Artigo 8º – Demais Áreas; através do projeto intitulado “PLUFT NAS ESCOLAS – CIRCULAÇÃO”; que além das apresentações nas escolas, prevê também, oficinas de aprimoramento técnico e artístico dos alunos/as que atuam no espetáculo.
Marrione Warley afirma: “Foi muito importante ter o projeto contemplado na Lei Paulo Gustavo, uma vez que ter recursos financeiros para a realização do nosso trabalho artístico-cidadão tem possibilitado avançarmos no processo de aperfeiçoamento técnico/artístico dos egressos no projeto e de manutenção do espetáculo, para posteriormente encantarmos alunos e alunas da Rede Pública de Ensino, com aventuras de marinheiros, piratas e fantasmas, em particular um espectro que tem medo de gente, que por meio do espetáculo cênico, adentrará os portões das escolas encantando a todos.
Levar a linguagem artística do teatro para dentro das escolas “têm se apresentado como caminho fecundo para ampliar o repertório cultural de crianças e adolescentes e, colocá-los em contato com obras clássicas”, como PLUFT, O FANTASMINHA de Maria Clara Machado – obra de grande importância e valor cultural para a dramaturgia infantojuvenil brasileira”, mesmo sendo um desafio aproximar a arte do campo de referência dos estudantes. Visto que o campo da arte é de difícil acesso para algumas camadas sociais do país. Assim, a escola ocupa um papel primordial na democratização do acesso às artes.
O projeto
A oficina “Prática à Iniciação Teatral: Laboratório de Atividades de Expressão”, iniciativa que deu origem ao espetáculo “Pluft, O Fantasminha”, surgiu, oficialmente, em 2021, por meio da Lei Aldir Blanc, e previa três dias de oficina gratuita de teatro. Após o cumprimento do objeto junto à Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, em diálogo com os alunos e seus responsáveis, Marrione Warley optou por dar continuidade à oficina e manteve os trabalhos com recursos próprios. Após mais de 01 anos compartilhando saberes com crianças e adolescentes do bairro Planalto II, o mesmo realizou a primeira montagem cênica com os alunos/as, mais uma vez um trabalho artístico realizado com recursos próprios de seu idealizador.