A beleza não precisa do sofrimento de ninguém A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o projeto que proíbe o uso de animais em testes de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal no Brasil. Agora, o texto segue pra sanção presidencial.
Na prática, isso significa que dados obtidos com testes em animais não poderão mais ser usados para autorizar novos produtos ou ingredientes nessas categorias. Uma conquista importante pelos direitos dos animais e pela transição pra uma indústria mais ética e consciente
A proposta, que tramita no Congresso Nacional desde 2013, segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o texto do projeto, os testes passarão a ser proibidos inclusive para a averiguação de perigo ou segurança dos produtos.
Além disso, os produtos que tenham sido testados em animais antes da entrada em vigor da lei poderão manter sua autorização de comercialização.
Ainda que as multas mais severas tenham sido retiradas do texto, o avanço é poderoso. E mostra que o caminho da mudança é possível quando ciência, consciência e pressão popular andam juntas. E aí, sua necessaire tá cruelty-free? Bora repensar nossas escolhas?
Via: Agência Câmara de Notícias