A Nike está lançando sua mais nova campanha publicitária para a Olimpíada de Paris e deve provocar reações semelhantes. Para alguns, “Winning Isn’t For Everyone” (Vencer não é para todos) será um bordão para quem é extremamente competitivo. Para outros, será uma celebração dos mais arrogantes.
Criado com a agência Wieden+Kennedy, o comercial é narrado pelo lendário ator Willem Dafoe e apresenta atletas de vários esportes. Há astros do basquete como LeBron James, Giannis Antetokounmpo, Victor Wembanyama, Sabrina Ionescu e A’ja Wilson.
Há também Serena Williams, os astros do futebol Cristiano Ronaldo, Sophia Smith e Vini Jr., bem como o velocista Sha’Carri Richardson, o esgrimista Bebe Vio, o corredor Jakob Ingebrigtsen, o astro do tênis Qinwen Zheng e muitos outros.
Os trechos com Kobe Bryant nos lembram que essa mensagem faz parte da filosofia Mamba, desenvolvida pelo lendário jogador de basquete da NBA, mas que vai muito além do basquete.
Eu sou uma pessoa má? Diz pra mim, sou?
Sou obstinado. Sou ardiloso.
Sou obsessivo.
Sou egoísta.
Isso faz de mim uma pessoa ruim? Por acaso eu sou um cara mau? Sou?
Não tenho empatia.
Não respeito você.
Nunca estou satisfeito.
Tenho obsessão pelo poder. Sou barulhento.
Isso faz de mim uma pessoa má?
Me diga, faz?
Sou irracional.
Não sinto nenhum remorso.
Não tenho nenhum senso de compaixão. Sou delirante.
Sou maníaco.
Você acha que sou uma pessoa má?
Acho que sou melhor do que todo mundo.
Quero pegar o que é seu e nunca mais devolver. O que é meu é meu e o que é seu é meu.
E o vídeo termina com a frase “Ganhar não é para todo mundo”.
Fora da arena esportiva, a resposta à pergunta “Sou uma pessoa má?” seria um sonoro sim. Mas a Nike espera que a campanha deixe clara a diferença entre a vida real e o calor da competição.