Alunas vencedoras do concurso de redação com seus professores

VENCEDORAS DO CONCURSO DE REDAÇÃO SÃO PREMIADAS

Criatividade e originalidade foram os requisitos que nortearam a seleção das três melhores redações do Concurso de Redação do Projeto Pedra Mole – Estação das Artes. A ação mobilizou estudantes do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino de Ipatinga, visando sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do Patrimônio Histórico do município.

O concurso é realizado pelo Grupo Teatral Boca de Cena, com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A iniciativa premiou as autoras das três melhores redações na última terça-feira (12/7), durante visita guiada às Ruínas da Estação Pedra Mole. As estudantes ganharam certificado e um tablet como prêmio.
Para a seleção dos trabalhos do Concurso de Redação, o projeto teve como juradas a atriz Bárbara Pavione, a mestre em Educação Denise Campolina Alves e a escritora Nancy Nogueira Maestri. “Esse projeto veio para enriquecer ainda mais o circuito cultural em Ipatinga, que já tem muitas manifestações maravilhosas. Também para que a população possa reconhecer o seu patrimônio e passe a ver a cidade com outros olhos e comecem a valorizá-la desde cedo. A participação de toda comunidade escolar nesse projeto encantou a todos. A produção do projeto está de parabéns pela iniciativa”, frisou a escritora Nancy Maestri.
Resultado
Duas alunas do 9º ano da Escola Municipal João Reis de Souza, do Limoeiro, conquistaram o 1º Lugar e o 2º lugar do Concurso. Para a coordenadora da escola Adriana de Fátima Pena Araújo, o resultado serviu de incentivo para nossas alunas continuarem a produção de outros textos. “O projeto Pedra Mole Estação das Artes proporcionou aos nossos alunos maior entendimento sobre a importância de nossas raízes e como fortalecer a nossa identidade. Estamos irradiantes com o resultado”, declarou.
Jeniffer Gomes das Dores, autora do melhor texto do Concurso, com o título Herança Bailante, conta que não esperava conquistar a primeira colocação. “Sempre gostei muito de escrever textos, poemas, contos e etc. Estou muito feliz de ter ganhado o concurso”, comentou a estudante. “Minha principal inspiração foi o Parque Ipanema. Quando descobri o resultado fiquei muito surpresa”, revelou a autora do texto Patrimônio Cultural Uma Herança Sem Igual, que conquistou o 2º lugar, Iara de Lima Alves, também do 9º ano da E.M. João Reis de Souza.
Também aluna do 9º ano, mas da Escola Municipal. Nelcina Rosa de Jesus, do Veneza, Larissa Rodrigues Fernandes obteve o 3º Lugar, com o texto intitulado Estação Pedra Mole. “Aproveitei a oportunidade para trabalhar o texto dissertativo-argumentativo, que estamos estudando, e parti de pesquisas sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas, que é o contexto que surge a Estação Pedra Mole para escrever. Eu realmente não esperava ter ficado entre as três melhores. Estou muito feliz”, contou Larissa.

O professor de História Thiago de Paula Araújo foi quem conduziu as atividades do concurso na E.M. Nelcina Rosa de Jesus por considerar o concurso de redação uma excelente ação educativa. “É primordial construir ferramentas nas escolas para desenvolver educação patrimonial junto aos alunos. Estamos trabalhando o tema desde abril, no aniversário da cidade de Ipatinga e demos continuidade com essa oportunidade proporcionada pelo projeto. Toda escola ficou muito feliz com a colocação da Larissa”, afirmou o professor.

Educação patrimonial
Dividido em duas etapas, de agosto de 2021 a junho de 2022, o projeto Pedra Mole – Estação das Artes levou mais de 2 mil pessoas a participarem de atividades de educação patrimonial, envolvendo as Ruínas da Estação Pedra Mole. Mais de 1,8 mil pessoas embarcaram em 41 visitas guiadas conduzidas pela intervenção “Retrato de Trem”. Outras 100 pessoas aceitaram o convite para a oficina “Encontro com a Memória”, Ao todo, 11 escolas de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Naque e Periquito participaram das atividades, que incluíram também o Concurso de Redação e a criação do Acervo Permanente, com registros, fotos e depoimentos sobre os Patrimônios de Ipatinga.
As visitas guiadas da Estação Pedra Mole contaram com o elenco formado por Luis Yuner, Daniela Alves, Mari Antonacci, Bárbara Pavione e Cláudio Oliver. A equipe de produção foi composta por Silvânia Pereira na assessoria de imprensa, Júnio Hendrix na sonorização, Gustavo Lyra no registro fotográfico e Fernanda Campolina, Lívia Garcia, Marizia Edite e Rodolfo Bello na assistência de Produção. Claudinei de Souza assina a produção executiva e direção cênica e Marilda Lyra a direção geral.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email