Supermercados e estabelecimentos do setor alimentício estarão de portas abertas no Vale do Aço nesta quinta-feira (03), feriado de Corpus Christi. Em Ipatinga, o funcionamento do segmento ocorrerá das 8h às 18h. Já em Timóteo e Coronel Fabriciano, o expediente nas mesmas empresas será das 8h às 14h.
Ainda em 2021, por força de convenções coletivas de trabalho (CCT’s), a abertura do setor alimentício, em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, está permitida em outros quatro feriados: Independência do Brasil (07/09), Nossa Senhora Aparecida (12/10), Finados (02/11) e Proclamação da República (15/11).
Além de supermercados, açougues, casas de carne, hortifrútis, mercearias, sacolões e peixarias, ainda estarão abertos, nesta quinta, os serviços considerados essenciais à população, como padarias, farmácias e postos de combústiveis.
“A legislação federal prevê que não se pode usar a mão de obra dos nossos empregados em feriados, salvo por Convenção Coletiva de Trabalho”, observa José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.
As convenções coletivas que garantiram a abertura das empresas nesta quinta – firmadas pela entidade patronal com os sindicatos que representam os empregados –, também preveem que o setor alimentício está impedido de abrir as portas no Natal (25/12) e no ano novo (01/01/2022).
Na foto, o presidente do Sindcomércio Vale do Aço, José Maria Facundes, entre Hercílio Diniz, sócio do Coelho Diniz, e o deputado Mauro Lopes (Foto-Emmanuel-Franco)