VALE DO AÇO RECEBE 11º SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA EXISTENCIAL E HUMANISTA

Promovido por um coletivo de psicólogos e professores das faculdades da região, o Seminário de Psicologia Existencial e Humanista realizará neste sábado a sua décima primeira edição. O evento que nasceu em 2012 na antiga faculdade Pitágoras, hoje Anhanguera, se tornou interinstitucional no ano seguinte e vem promovendo desde então um dos mais importantes eventos acadêmicos de Psicologia do leste de minas.

Esse ano o evento discutirá o atendimento clínico da criança e adolescente, trazendo como tema – “A criança como centro: um olhar para os diversos modos de ser na infância”.

Segundo a doutora Malu Silveira, professora do curso de psicologia da Unileste, “o evento desse ano está trazendo as duas principais referências atuais da área infantil no campo fenomenológico, existencial e humanista. Cecília Antipoff e Gisella Fadda tem trabalhos originais que extrapolam o campo Psi, atraindo interesse de pedagogos, educadores e pais em geral.”

Dentro do campo Humanista, a prof.a. Gisella Fadda é uma voz importante em toda américa latina atualmente. Fadda pesquisa e trabalha com pessoas do espectro autista e propõe uma abordagem diferente da hegemônica na relação com seus pacientes. Em seu doutorado defendido na PUC Campinas em parceria com a Pontifícia Universidade Lateranense, passou um período na Itália pesquisando e trazendo novas formas de olhar e se relacionar com o fenômeno.

Já a Doutora Cecília Antipoff, além de pesquisadora, é uma comunicadora requisitada para falar de infância e parentalidade. Participa de programas de rádio e TV falando sobre parentalidade e conta mais de 150 mil visualizações em suas palestras sobre infância no TEDx. Com o segundo livro recém-lançado, Antipoff, que se intitula guardiã da infância, leva profissionais Psi, educadores e pais a compreenderem melhor “a criança do movimento”, tema que irá abordar em sua palestra no evento.

Para a Mestra Fulvia Cristina, professora na Faculdade Única e uma das coordenadoras do Seminário “o evento desse ano será impactante não apenas pela importância acadêmica das convidadas, mas por que a mensagem de ambas significa uma ruptura com a nossa forma costumeira de olhar tanto para a infância como para a criança atípica”.

O evento tem caravanas de estudantes confirmadas de Governador Valadares, Manhuaçu, Itabira e Belo Horizonte. Esperam receber ao todo pessoas de mais de 30 cidades e já conta com mais de 250 incrições, entre estudantes e profissionais.

O evento ocorrerá neste sábado, dia 18, presencialmente no Teatro João Paulo II, da Unileste em Coronel Fabriciano. Iniciará às 8h30 e vai até às 16h30. Inscrições podem ser feitas pelo sympla ou no local.

keyboard_arrow_up