Em um encontro com lideranças comunitárias, representantes do poder executivo e legislativo municipal e associações locais, realizado nesta quinta-feira (11/12), no Centro de Memória Usiminas, e que contou com a presença da Deputada Federal, Rosângela Reis, o presidente da Usiminas, Marcelo Chara, apresentou o cenário desafiador vivido pela indústria do aço, reforçou o compromisso ambiental da companhia na região e mostrou os investimentos industriais e sociais que vêm sendo realizados, com foco principalmente em educação.
Chara comentou sobre o contexto competitivo da siderurgia brasileira, especialmente diante do aumento das importações de aço. “Se não tomarmos medidas de defesa comercial, corremos o risco de desindustrializar o mercado do aço no Brasil. Se o Brasil reduzir pela metade os produtos importados que contém aço, podemos gerar 235 mil empregos, o equivalente a 15 ou 20 Usiminas em postos de trabalho brasileiros. Temos capacidade para produzir mais, mas estamos limitados pela entrada de aço estrangeiro”, ressaltou.
Avanços ambientais
Em relação ao meio ambiente, o presidente apresentou avanços relevantes no desempenho da companhia. “Reduzimos mais de 80% o nível de emissões e seguimos trabalhando para chegar a zero, esse é o nosso objetivo. Também alcançamos uma redução de 95% nas aberturas de bleeder do Alto-Forno 3 (processo operacional eventual para alívio de pressão no equipamento). Investimos em sensores de última geração e modelos avançados, baseados em algoritmos e inteligência de processo, que analisam milhões de dados para otimizar a operação. Estamos no caminho certo e orgulhosos do nosso Alto-Forno 3, hoje um dos mais modernos da indústria do aço, mas sabemos que precisamos evoluir”, sinalizou.
Educação
A educação também foi um ponto central da apresentação. “Renovamos completamente a estrutura da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, desde instalações hidráulicas até adequações importantes para o dia a dia dos alunos, com um investimento de R$ 1,7 milhão. É muito gratificante ver como um projeto como esse, que melhora a qualidade do ambiente escolar e cria novas oportunidades para as crianças”, afirmou Chara.
O presidente também reforçou o impacto do Programa Bolsas de Excelência, que contemplou estudantes dos cursos técnicos de Eletrotécnica e Automação Industrial do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) com bolsas individuais de R$ 2.500. A novidade anunciada durante o encontro foi a futura reforma da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no bairro Ideal, no próximo ano.
Participação da comunidade
O encontro também abriu espaço para que moradores expressassem suas percepções sobre a relação com a Usiminas. Para Gabriel Bastos dos Santos, morador do bairro Iguaçu, a aproximação representa um avanço importante. “Quando a gente é vizinho da Usiminas, entende que precisa existir um bom relacionamento. Estar aqui hoje, ouvindo o Marcelo, reforça para nós o quanto a Usiminas está aberta ao diálogo e comprometida em buscar soluções para os nossos problemas e condições”, afirmou.





