nascentes 2

USIMINAS COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água e a Usiminas participa dessa data com o programa “Mobiliza Todos pela Água”. A companhia, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA) e o Instituto Interagir, criaram este programa que atua na pesquisa, produção e melhora na disponibilidade de água. Até o momento, o projeto cadastrou mais de 5 mil nascentes, sendo 1.400 protegidas somando os últimos cinco anos.

 Ações de proteção e recuperação de nascentes, georreferenciamento, monitoramento da vazão hidrológica dos principais cursos d’água, implantação de viveiros florestais, recomposição vegetal de áreas desmatadas e atividades de educação ambientais são algumas das iniciativas propostas.

Dentro da plataforma “Usiminas Mobiliza”, essa frente se conecta com outro programa na área sustentável, o “Caminhos do Vale” que proporciona a doação do agregado siderúrgico para recuperação de estradas em 84 municípios e, em contrapartida, as prefeituras se comprometem com o cuidado com as nascentes.

Água na Usiminas

A Usiminas tem na sua vocação histórica a proteção do meio ambiente e a gestão responsável dos recursos naturais. O consumo racional da água é evidente na rotina das suas operações e apresenta  importantes indicadores:

– 95% da água utilizada na Usina de Ipatinga (MG) é reciclada por meio de 26 centros de recirculação distribuídos nas diversas áreas de produção;

– 80% da água captada é devolvida ao rio Piracicaba, após ser devidamente tratada, o suficiente para abastecer uma cidade de um milhão de habitantes.

*Confira o vídeo que mostra exemplos de mananciais recuperados, pelo projeto, além dos benefícios gerados que são apresentados pela comunidade local.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022