O presidente da Usiminas, Sergio Leite e o gerente nacional da Canadian Solar no Brasil, Gustavo Vajda

USIMINAS ANUNCIA PARCERIA EM ENERGIA RENOVÁVEL FOTOVOLTAICA

Iniciativa com a Canadian Solar vai incrementar autoprodução equivalente a 12% do consumo total da empresa

A Usiminas anunciou nesta quarta-feira (23) parceria com uma das maiores empresas de energia solar do mundo, a Canadian Solar, para autoprodução de 30 megawatts médios de energia renovável por 15 anos a partir de 2025, o que representa cerca de 12% do volume de energia consumida pela companhia. A energia será produzida em parque solar fotovoltaico a ser instalado em Luziânia (GO).

 A Usiminas já investe desde a década de 70 na geração de energia por meio do reaproveitamento dos gases residuais de processos na Usina de Ipatinga e com o novo investimento, além dos ganhos ambientais e aumento da autoprodução para seu próprio consumo, prevê ainda redução dos custos de energia.

“No ano em que completamos 60 anos de operações, a Usiminas está com os olhos voltados para o futuro e mobilizada para garantir a sustentabilidade de suas operações. Iniciativas como esta parceria com a Canadian para fornecimento de energia solar para nossas operações são passos importantes da companhia na sua jornada para estar cada vez mais alinhada com os princípios da agenda ESG”, afirma o presidente da Usiminas, Sergio Leite.

A construção do parque solar tem investimentos estimados em R$ 1,35 bilhão e está prevista para começar no primeiro trimestre de 2024. O projeto entrará em operação comercial em janeiro de 2025. Este é o primeiro PPA (Power Purchase Agreement), acordo ou contrato de compra e venda de energia de longo prazo, assinado diretamente entre a Canadian Solar e um cliente industrial, sob uma estrutura de autoprodução no Brasil.

“Estamos muito orgulhosos de fazer parceria com a Usiminas no projeto”, assinala o presidente e CEO da Canadian Solar, Shawn Qu. “Esta transação contribui para aumentar nossa presença e posição de liderança no mercado brasileiro e demonstra nossa capacidade de continuar entregando soluções sustentáveis, competitivas e inovadoras”, afirma.

Agenda ESG

Com um histórico que a consolidou como uma referência em atuação social, a Usiminas vem avançando também em diversas outras frentes de sua estratégia de sustentabilidade. Dentre elas, destacam-se a adesão da companhia ao Pacto Global da ONU, a realização e divulgação do inventário de emissões de carbono no GHG Protocol.

Vale destacar, também, a inclusão da Usiminas no Índice de Carbono Eficiente (ICO2), da B3 S/A. Com isso, a companhia passa a fazer parte de uma lista de empresas brasileiras que possuem compromissos claros, diretos e efetivos ligados ao controle dos impactos do aquecimento global e dos gases do efeito estufa.

 Sobre a Usiminas

A Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis estados do país e está presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital customizados para o mercado. Possui, hoje, o maior e mais inovador Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em siderurgia da América Latina. O avanço registrado pela siderúrgica nos últimos anos garante inovação, tecnologia e qualidade em todas as linhas de produção, e permite à empresa oferecer ao mercado um portfólio diversificado, com destaque para produtos e serviços de alto valor agregado.

Por sua gestão ambiental, a Usiminas foi a segunda siderúrgica do mundo certificada com a ISO14001. A companhia contribui ainda para o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio do Instituto Usiminas e da Fundação São Francisco Xavier, oferecendo projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e desenvolvimento social. As ações da Usiminas são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque (ADR nível I) e Madri.

Sobre a Canadian Solar Inc.

A Canadian Solar foi fundada em 2001 no Canadá e é uma das maiores empresas de tecnologia solar e energia renovável do mundo.  É uma fabricante líder de módulos solares fotovoltaicos e fornecedora de energia solar e soluções de armazenamento de baterias e desenvolvedora de projetos de energia solar.  Nos últimos 20 anos, forneceu mais de 63 GW de módulos solares fotovoltaicos para clientes em todo mundo.  A empresa é listada publicamente na NASDAQ desde 2006.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email