PDGC 221 (21)

UNIMED VALE DO AÇO RECEBE PRÊMIO SOMOSCOOP

O Sistema OCB reconheceu, por meio do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, 103 cooperativas brasileiras que promoveram o aumento da qualidade e da competitividade do modelo de negócio cooperativista com a adoção de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão. A Unimed Vale do Aço foi uma das cooperativas vencedoras e recebeu a categoria prata no nível Compromisso com a Excelência. Em homenagem ao desempenho das cooperativas mineiras premiadas no certame, o Sistema Ocemg realizou um evento em Belo Horizonte para a entrega física dos troféus às premiadas.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre a cada dois anos e reconhece em nível nacional as melhores cooperativas do país. Entre as 103 cooperativas brasileiras premiadas, Minas Gerais levou 42 troféus e um troféu no quesito Busca pela Excelência. As premiadas apresentaram um aumento de 50% em relação à edição de 2019, quando o Estado registrou 28 vencedoras no Prêmio, considerado o mais abrangente em temos de gestão cooperativista.

“Por meio de auditoria virtual, fomos avaliados em vários aspectos e tivemos a oportunidade de evidenciar nosso compromisso com a excelência e com as boas práticas na governança e gestão de nossa cooperativa. Nós da Unimed Vale do Aço estamos focados na melhoria contínua dos nossos processos para que tenhamos cada vez mais resultados sustentáveis, pautados no amadurecimento da nossa gestão, afirmou Laís Caldeira, coordenadora da Qualidade na Unimed Vale do Aço, que esteve em Belo Horizonte para o recebimento do prêmio.

Foram 310 cooperativas inscritas, sendo que 112 tiveram seus processos analisados por meio de visitas virtuais.

Sobre o prêmio

As cooperativas que nos próximos anos têm interesse em concorrer ao Prêmio SomosCoop devem participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), passando pelas etapas de preenchimento do questionário; avaliação das informações das cooperativas selecionadas e visita dos avaliadores. Os critérios de avaliação do prêmio são os mesmos utilizados no programa, em que as cooperativas se inscrevem conforme o nível de maturidade: Primeiros Passos para Excelência, Compromisso com a Excelência, Rumo à Excelência e Excelência. Aquelas que alcançam pontuação definida pela banca julgadora são reconhecidas nas faixas Bronze, Prata e Ouro.

O PDGC

Lançado em 2013 pelo Sescoop Nacional, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o PDGC é uma ferramenta para a promoção do desenvolvimento das cooperativas brasileiras. E desde a sua criação, Minas Gerais é referência no que se refere à aplicação e participação no programa. Ao longo de oito anos, o Sistema Ocemg visitou 1.506 cooperativas pelo programa. Sendo que em 2021 foram realizadas 364 visitas virtuais para 107 cooperativas mineiras.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email