Dando continuidade a reestruturação de alguns setores, a Unimed Vale do Aço recebeu a visita da Unimed Federação Minas, órgão que representa política e institucionalmente o Sistema Unimed mineiro. O objetivo foi promover um benchmarking entre as cooperativas, que resultou no conhecimento de processos, além da atuação e do engajamento do Núcleo de Relacionamento com o Cooperado (NRC) da Singular, que passa por um momento de reformulação. A visita foi feita pela Analista de Comunicação e Marketing da Unimed Federação Minas, Fernanda Madrona.
Durante sua estadia no Vale do Aço, a analista teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Hospital Metropolitano Vale do Aço, local em que está sediada a sede administrativa da Unimed, e os processos já aplicados na Singular. “Na Unimed Vale do Aço já existem iniciativas, porém, há algumas que ainda precisam ser estruturadas. A cooperativa já possuía um núcleo instituído e a nossa intenção com esse benchmarking é constituir um setor dedicado e exclusivo ao cooperado, englobando várias ações, não só de cunho científico, mas também de engajamento do médico. Dentro do programa desenvolvido pela Federação, trabalhamos com quatro pilares: remuneração e benefícios, educação e promoção cooperativista, relacionamento e governança cooperativa. Um dos objetivos desta minha visita é a construção desse material voltado para a Unimed Vale do Aço, que será apresentado a diretoria junto de um diagnóstico. Vamos trabalhar para que ainda em 2022 iniciemos algumas ações e outras já possam ser executadas em 2023”, explicou Fernanda Madrona.
A analista da Federação ainda destacou a necessidade do senso de pertencimento por parte dos cooperados, que deve ser alimentado por meio de ações. “A cooperativa existe não só para oferecer assistência médica, mas principalmente para gerar trabalho médico. Por essa razão, é essencial instituir uma área dedicada a ele, transformando o atendimento em um relacionamento. O relacionamento com os cooperados envolve a execução de ações que contemplem toda a jornada do médico junto à Unimed. Entender para atender, conhecer as necessidades e expectativas dos cooperados, é a chave para estratégias efetivas. A promoção de ações de comunicação e de relacionamento é fundamental para gerar o engajamento necessário entre cooperado e cooperativa. A Federação valoriza essa intercooperação, a troca de informações entre Unimeds, que fortalece o Sistema e promove o compartilhamento das melhores práticas”, completou.
A colaboradora Leidimar Prado, que acompanhou a visita e assumiu recentemente o NRC, fez uma avaliação sobre a importância do setor e de suas ações para a cooperativa. “Como operadora de planos de saúde dentro do sistema Unimed, temos a missão de salvar vidas, mas não podemos esquecer que somos uma cooperativa de trabalho médico, que tem por objetivo prover trabalho para o médico, tendo o cooperado como peça fundamental e sendo necessário esse olhar para ele. O relacionamento com o cooperado é uma área inerente ao cooperativismo e manter esta conexão estruturada e com constância é de essencial para o desenvolvimento e para o bom funcionamento da nossa e de outras Unimeds. Esta troca de informações com a Federação Minas se torna fundamental”, afirmou.
Sobre o programa
O Programa de Relacionamento com o Cooperado foi desenvolvido para auxiliar as Unimeds mineiras nos processos internos de integração com a cooperativa e fortalecimento da governança, construindo um relacionamento cada vez mais próximo, por meio de uma relação de confiança, admiração e credibilidade. A iniciativa oferece propostas que buscam ouvir, conhecer, engajar, aproximar, sensibilizar, integrar, valorizar e capacitar o cooperado, fazendo com que ele perceba a sua importância na vida da cooperativa e, ao mesmo tempo, obtenha resultados satisfatórios no seu cotidiano.
A Unimed Federação Minas presta o suporte para implantação da iniciativa, através de consultoria e assessoria e entende que tem o dever de disponibilizar um método de trabalho inovador e dinâmico que auxilie as Singulares na implementação de ações estratégicas de relacionamento e engajamento, pautadas em pilares que efetivamente impactem na satisfação do cooperado.