A força do cooperativismo mineiro esteve em evidência no lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) 2023. O evento, que foi realizado pelo Sistema OCEMG no Centro Cultural Unimed-BH, apresentou modelos inspiradores de gestão e governança pautados pelo programa, bem como os resultados alcançados ao longo dos anos, para um público de 540 dirigentes e gestores de cooperativas. Esteve presente, em nome da Unimed Vale do Aço, a coordenadora da Qualidade, Indiara Cora; a analista de Gestão de Risco, Adriana Vieira; e a analista da Responsabilidade Social, Kátia Brito.
“PDGC é uma ferramenta de desenvolvimento que permite conhecer nosso grau de maturidade de gestão, identifica as necessidades e trabalha os pontos de melhorias, aprimorando processos e promove aprendizado organizacional da Cooperativa, sendo fundamental para o sucesso da gestão cooperativista.”, afirmou Indiara Cora.
Há dez anos, o PDGG vem auxiliando as cooperativas a alcançarem a visão sistêmica do negócio, e nesse sentido, o evento buscou apresentar modelos inspiradores de estratégias de gestão e governança, considerando principalmente o contexto de inovação tecnológica e a necessidade das instituições de se adaptarem ao novo.
Dentre os palestrantes do evento, esteve Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood, que abordou o tema nova economia, mudanças, tecnologia e inovação. Fabio Seidl, diretor Global de Desenvolvimento Criativo da Meta em Nova Iorque, complementou este raciocínio em sua palestra intitulada O futuro não está escrito. Já o painel lideranças conscientes trouxe exemplos de boas práticas para munir o público de boas ideias. Por fim, o cordelista Braulio Bessa levou poesia, emoção e diversão ao público, fechando a programação do lançamento do ciclo 2023 PDGC.