UNIMED VALE DO AÇO E UNILESTE: PARCERIA CONTRA A HEPATITE

Mais de um milhão de pessoas morrem por ano no mundo em decorrência de infecções causadas pelas hepatites virais, é o que apontam dados da Organização Mundial da Saúde. Como forma de conscientizar sobre a patologia, que pode ser contraída em atividades cotidianas ou no ambiente hospitalar, a Unimed Vale do Aço, em parceria com o curso de enfermagem do Unileste, realizam atividades no Hospital Metropolitano.

“Falar sobre hepatites virais e outras doenças é essencial, tanto para o reforço de informações quanto para o controle da transmissão dessas doenças. Nosso objetivo é reforçar o conhecimento sobre essas patologias, principalmente sobre a Hepatite C, que está muito relacionada a transmissão ocupacional, em função do contato de profissionais da saúde com secreções e pacientes. Então nossas alunas estão compartilhando o conhecimento com colaboradores da Unimed na saída do almoço e propondo um jogo, que traz algumas formas de se contrair hepatites”, explicou Virgínia Maria da Silva Gonçalves, docente e coordenadora do núcleo de estágio do curso de enfermagem do Unileste.

Para a ação, foram trazidos exemplos de objetos utilizados no cotidiano e que podem oferecer o risco de infecções. Os alunos do curso de enfermagem tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido na sala de aula, explicando a colaboradores da cooperativa sobre as hepatites virais e suas formas de transmissão.

“Além de fazer o aluno se preparar melhor, já que ele estuda todo o conteúdo e o compartilha com outras pessoas, desenvolvendo também a habilidade de educador, que também faz parte da enfermagem. É trabalhada a dinâmica de abordagem, a comunicação. Só temos a ganhar com essa parceria entre a Unimed e o Unileste. Sempre trazemos os alunos para campo, no ambiente hospitalar, para que eles pratiquem o que aprendem durante o curso, seja de forma lúdica ou com as rotinas assistenciais”, concluiu Virgínia Gonçalves.

 

keyboard_arrow_up