UNIMED VALE DO AÇO E CORPO DE BOMBEIROS REALIZAM CAPACITAÇÃODE PRIMEIROS SOCORROS

Unimed Vale do Aço e Corpo de Bombeiros realizam capacitação em primeiros socorros

A Unimed Vale do Aço reuniu profissionais de instituições de acolhimento infantil da região para participarem de uma capacitação em primeiros socorros. Realizado em parceria com o 5° Pelotão de Bombeiros Militar de Coronel Fabriciano, o evento ocorreu no auditório Dr. José Maurício Nolasco Nascimento, no Hospital Metropolitano Vale do Aço. A ação, que é realizada duas vezes ao ano, vai de encontro ao 7° princípio do cooperativismo, pautado no interesse pela comunidade.

Estiveram presentes representantes da Unidade de Acolhimento Institucional Infantil ADRA I e ADRA II, de Coronel Fabriciano; Unidade de acolhimento Infantil – Ágape; Educandário Família de Nazaré – EFAN, ambas de Ipatinga; e Instituto Presbiteriano Exôdo – IPÊ, de Timóteo.

“O Corpo de Bombeiros, como uma instituição centenária, tem o papel de se envolver com a sociedade em um todo, indo além do atendimento de ocorrências, mas também na preparação e capacitação dos cidadãos para um possível sinistro. Partindo desse princípio, o objetivo desse treinamento é preparar os colaboradores dessas instituições para situações adversas que eles possam vivenciar no dia a dia, dando um primeiro atendimento a vítima.”, afirmou o cabo Diego Duarte.

Vários temas, relacionados a rotina das instituições de acolhimento infantil, foram abordadas durante a capacitação. “Falamos sobre queimaduras, de primeiro, segundo e terceiro grau; obstruções às vias aéreas; parada respiratória; parada cardiorrespiratória e como proceder nessas situações. Também trouxemos informações sobre desmaios, casos clínicos gerais e outras temáticas. E também reforçamos a importância do Corpo de Bombeiros ser acionado pelo 193, para que a vítima tenha o socorro concluído e sua vida a salvo. O treinamento foi um sucesso e só temos que agradecer a Unimed pela oportunidade de levarmos informação e segurança aos cidadãos”, explicou o bombeiro militar.

Jaciara Gomes de Souza, da ADRA, avaliou a capacitação. “Esse treinamento vai ser muito útil para a nossa rotina na instituição, agora saberemos como agir diante de algumas situações que possam vir a ocorrer com nossas crianças e como prestar o primeiro socorro”, explicou.

keyboard_arrow_up