UNID. BOM RETIRO - ELVIRA NASCIMENTO (3)

UNIMED V.A FAZ ADEQUAÇÕES PARA ATENDER SURTO DE INFLUENZA

O surto de Influenza registrado em vários pontos do país também teve impactado na busca dos beneficiários da Unimed Vale do Aço por assistência médica. Nos últimos dias, cresceu o número de pacientes que passaram pelo Pronto Atendimento do HMU relatando sintomas respiratórios e gripais. Houve também um aumento considerável do número de novos casos confirmados de Covid-19, bem como um crescimento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

“Nas duas últimas semanas vimos um aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda, associada principalmente ao surto de Influenza. Especialmente nesta semana cresceu também, de forma assustadora, o número de casos positivos de COVID19, a grande maioria em sua forma leve. Nos primeiros 6 dias do ano, já temos mais casos novos de COVID que o acumulado do mês de dezembro de 2021. Aumentou também o número de pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave e a ocupação dos leitos de UTI, a maioria dos casos não relacionados ao COVID, em pacientes idosos ou com graves comorbidades. É um alerta que precisamos manter as medidas de proteção e o uso de máscaras, bem como avançar na vacinação” explicou o médico cooperado e Diretor Técnico do HMU, Dr. Gustavo Machado Barcelos.

Alterações

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Unimed Vale do Aço alterou sua estrutura para melhor atender seus beneficiários. Além do PA para atendimentos no geral, como obstetrícia, pediatria, ortopedia e clínica geral, um PA exclusivo para pacientes com sintomas respiratórios foi implantado. Nele, além de passarem por avaliação médica, os beneficiários são submetidos ao teste de swab.

Para atender a maior demanda de pacientes gerada pelo atual surto, algumas mudanças foram implementadas no Hospital Metropolitano Unimed. “O pronto atendimento do Hospital Metropolitano Unimed está sobrecarregado, por isso reforçamos as equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório para atendimento dessa demanda. Ainda assim, estamos enfrentando um tempo de espera longo.”, acrescentou o médico.

No HMU, os testes de Covid-19 para pacientes externos são realizados no container, anexo ao PA. O horário de funcionamento foi ampliado, agora sendo das 7h as 18h30, todos os dias da semana.

WhatsApp

A Unimed Vale do Aço também reativou o sistema de Teleatendimento e Telemonitoramento dos casos respiratórios. A central de atendimento para os clientes com quadros respiratórios funcionará preferencialmente por WhatsApp, pelo número 31 2109 8668. Por meio deste canal, o paciente poderá agendar teleatendimento (com avaliação de sintomas, solicitação e marcação de exames, emissão de atestados entre outros), coleta de exame e marcação de consulta eletiva preferencial, diminuindo o tempo de espera nos pontos de atendimento.

“Pedimos a todos os nossos clientes, antes de vir ao Pronto Socorro, faça contato com a Central de Atendimento e agende a sua consulta, que pode ser Tele consulta ou presencial em nossa unidade exclusiva.”

Unidade exclusiva

No Núcleo de Atendimento do bairro Bom Retiro (foto), a Singular implantará um ambulatório exclusivo para os pacientes com sintomas respiratórios agudos, que contará com atendimento médico e posto de coleta de exame de Covid-19. O horário de funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio dia.

Para o especialista, é fundamental que as pessoas, mesmo aquelas já vacinadas contra a gripe e a Covid-19, continuem usando máscara. “O surto atual de gripe e o aumento dos casos de COVID é um alerta que não podemos abandonar certas precauções. É fundamental que os pacientes sintomáticos procurem atendimento e respeitem isolamento. É importante também que as pessoas evitem o Pronto Atendimento do Hospital, há não ser em casos de sinais de alerta ou gravidade. Não podemos relaxar em relação ao uso de máscaras e continuar avançado com a vacinação ampla, para Covid e Influenza. Precisamos nos unir para conter esse surto e voltar o mais rápido possível à normalidade”, concluiu.

 

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022