Durante um longo tempo o fotógrafo, artista visual e designer Pedro Bastos vinha alimentando o desejo de fazer um documentário sobre Ipatinga que girassem apenas em torno das imagens. Pela oportunidade da Lei Aldir Blanc, foi possível a realização desse sonho.
Durante o processo de pesquisa, ele buscou documentos, teses de mestrado e de pós graduação de arquitetura, até se deparar com a carta que mostra o trabalho do arquiteto Rafael Hardi, apresentando um plano para a construção da Vila Operária, moradias que abrigassem os funcionários da então incipiente siderúrgica Usiminas. Emocionado com a carta, Pedro resolveu fazer um documento que mostrasse como está hoje o trabalho original de infra-estrutura urbana projetada pelo arquiteto. Por isso apenas os bairros constantes do Vila Operária foram documentados.
A intenção de Pedro foi deixar para a posteridade o recorte visual dessa infra-estrutura, agora que se comemora os 60 anos da Usiminas. Como resultado, imagens belíssimas realizadas pelo fotógrafo e artista visual com cuidado estético e de enquadramento e de como a composição foi feita.
Vale guardar no arquivo das boas lembranças.
ACESSE O LINK ABAIXO: