6

UM MERGULHO NOS ALPES AUSTRÍACOS

APROVEITANDO QUE A NUTRICIONISTA CAROLINA GONÇALVES ESTÁ EM IPATINGA CURTINDO FÉRIAS, POSTO UM TEXTO LINDO QUE ELA FEZ PARA A REVISTA CHIQUE! EM JULHO DE 2020. E JÁ QUE AS FRONTEIRAS FORAM ABERTAS E ESTAMOS TODOS LOUCOS PARA VIAJAR, QUE TAL SAIR DO OBVIO E ENCARAR UMA VIAGEM DIFERENTE? VEJAM QUE MARAVILHA ESSE CENÁRIO:

 

Muito se ouve falar nos alpes suíços, e sobre os alpes austríacos, você já ouviu falar? Você já pensou em ir para alguma vila alpina no inverno ou verão? Se não, pode anotar esse planejamento de viagem no caderninho, vale muito à pena!

Por que ir para os alpes austríacos? Estar hospedado em uma região alpina, de vilarejo, tem toda uma mágica: o cenário que parece uma pintura de aquarela, você respira o ar fresco, sente cheiro de fazenda na rua e ouve o barulho do rio que corre. A gastronomia austríaca tradicional, os teleféricos e a exuberância da natureza fazem o charme do lugar.

Hoje vim falar especialmente sobre Sölden, uma vila no meio de alpes gigantescos, situada no estado de Tirol, na Áustria. O vilarejo possui altitude alpina entre 1350 e 3340 metros, duas geleiras e 31 infraestruturas de teleférico de ponta.

No inverno, são 144km de pistas de esqui preparadas tanto para iniciantes quanto para o nível avançado. A neve é garantida, pois a vila possui seu próprio sistema de produção de neve para a prática do esqui e do snowboard. Existem diversos cursos de esqui e lojas esportivas para alugar os equipamentos: lá você encontra tudo de que precisa! Além de opções de albergues e hotéis em várias faixas de preço, você também encontra diversos restaurantes e bares.

Um dos cenários mais maravilhosos que já pude apreciar foi ver a neve e o sol, juntos, em uma altitude de 2000 metros, junto com a comida maravilhosa do restaurante alpino Gampe Thaya. A comida é servida como os fazendeiros das pastagens alpinas cozinhavam há séculos, com ingredientes cultivados por eles mesmos ou por outros agricultores locais. É como se fosse servido um pedaço da terra natal – tudo feito com a essência do slow food. Como é incrível sentir a beleza do gelado e do quente, junto com toda a vibração dos esportes de inverno e da comida artesanal quente!

Pra quem gosta de balada, Sölden não deixa ninguém desapontado: existem excelentes locais especializados em AprèsSki, que nada mais é do que o lendário happy hour após o esqui. Dentro dos bares é possível encontrar pessoas de todos os lugares do mundo e de todas as idades – o ambiente é totalmente democrático. Os ambientes AprèsSki são super descolados, descontraídos e oferecem diversos tipos de cervejas e drinks.  Todo mundo vai trajado de roupa de esqui e não falta música com DJ ao vivo, dança, brindes e muitas gargalhadas!

Se você estiver em Sölden, não deixe de passar uma tarde nas piscinas térmicas e no complexo de saunas do Aquadome: simplesmente incrível, o visual é de tirar o fôlego enquanto você se aquece.

Em Sölden, existem três picos com mais de três mil metros de altura, você consegue imaginar? O pico mais alto do Brasil é o Pico da Neblina (2.994 metros). Aqui é como se fosse um vilarejo com vários picos da Neblina, mas com uma infraestrutura altamente preparada para vários tipos de esporte e para a gastronomia. Existem alguns restaurantes a mais de 3000 metros, um deles é o ICE Q, o famoso  e requintado restaurante aonde foi gravado um dos filmes do James Bond.

No verão, Sölden não deixa a desejar: canyoning, rafting, canoagem, escalada, salto de paraglaider, montain bike, ciclismo, trekking – para cada uma dessas modalidades existe uma estrutura física altamente preparada e os pontos mais altos são acessíveis por teleféricos – férias com momentos de surpresa garantidos!

Nos meses mais quentes, é possível mandar a bicicleta de teleférico para quase 3000 metros e descer de montain bike. Consegue ter uma ideia do visual e da adrenalina?

“As casinhas com telhado e chaminé de Papai Noel embaixo, e os alpes gigantescos lá em cima!”  é assim que eu descrevo esse lugar maravilhoso que eu te convido a conhecer.

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3