Retratato de Trem - Visita Estação Pedra Mole - Foto Gustavo Lyra

ÚLTIMAS SESSÕES DE 2021 DAS VISITAS GUIADAS À ESTAÇÃO PEDRA MOLE

Com patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, projeto do grupo Boca de Cena promove educação patrimonial do público, visando valorização dos bens tombados

Conhecer o Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga é mais uma forma de valorizar a memória do Vale do Aço. Com essa proposta, o projeto Pedra Mole – Estação das Artes promove visitas guiadas à Estação Pedra Mole, e a última sessão deste ano acontece no próximo domingo (05/12), às 9h e às 14h. A iniciativa, que promove educação patrimonial, visando incentivar a valorização dos bens tombados, conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, e é realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena e Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Assim como os primeiros embarques na Estação Pedra Mole, primeira estação ferroviária do Vale do Aço, a visita guiada é conduzida pela intervenção “Retrato de trem”, que reúne histórias, resgate de memórias, teatro e música para que o público conheça este importante bem tombado de Ipatinga. O elenco traz Mari Antonacci, Bárbara Pavione, Daniela Alves, Luis Yuner e Cláudio Oliver, com a direção de Claudinei de Souza, assistência de direção de Rodolfo Bello, fotografias de Gustavo Lyra, assessoria de imprensa de Silvania Pereira e direção de produção de Marilda Lyra.

O projeto Estação das Artes propõe uma agenda de atividades artísticas e culturais, que inclui visitas guiadas gratuitas. Para 2022, estão previstas novas sessões das visitas guiadas, voltadas para escolas, oficinas de educação patrimonial para educadores e um concurso de redação. O objetivo é perpetuar o conhecimento acerca do patrimônio cultural de Ipatinga, incentivando a comunidade a conhecer e multiplicar parte importante da história do Vale do Aço.

Patrimônio preservado
A Estação Pedra Mole foi fundada em 1922, às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo, em Ipatinga. Tombada pelo patrimônio histórico e cultural de Ipatinga, as Ruínas da Estação Pedra Mole receberam revitalização em 2019, em cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a Usiminas e o Minstério Público de Minas Gerais, com projeto aprovado pelo Ministério Público e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Ipatinga (Comphai).

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022