Tik Tok anima a Geração Z à leitura

Nem só de dancinha vive o TikTok, pelo menos não para uma série de criadores de conteúdo lá na rede, que estão resgatando escritores clássicos. A Geração Z tem se identificado com escritores como Franz Kafka e Machado de Assis, que retratam sentimentos com os quais essa geração consegue se identificar.

Para Margarita Mouratiktoker de 22 anos que é fã de Kafka, as reflexões do escritor têm muito a ver com ela e com outras pessoas de sua idade. “Quando Kafka escreveu “Quase não tenho nada em comum comigo mesmo”, ele poderia estar descrevendo a experiência de confrontar a minha própria persona online.”

Para o New York Times, o intervalo de 100 anos entre a experiência de Kafka e a nossa funciona como um retrato sobre a desumanização da vida moderna e sobre a degradação do trabalho sob o capitalismo.

Já o brasileiro Machado de Assis tem conquistado leitores através do tiktok que não são apenas no Brasil. Recentemente, uma tiktoker norte-americana viralizou por aqui depois de ler ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ e se apaixonar pelo autor brasileiro. Por causa da repercussão, o livro voltou à lista dos mais vendidos.

As críticas sociais e o humor ácido e irreverente fazem a obra ser extremamente atual até hoje. “Lendo a obra, os jovens podem tomar consciência e enxergar a raiz e o problema de dilemas sociais com que vivemos até hoje. Os personagens são pessoas que conhecemos”, diz Heric José Palos, coordenador de literatura.

Fonte: https://carvalhando.substack.com/p

keyboard_arrow_up