Supermercados e lojas do setor abrem no feriado - Foto Emmanuel Franco (3)

SUPERMERCADOS E LOJAS DO SETOR ABREM NO FERIADO

Supermercados e lojas do setor alimentício estarão de portas abertas na próxima terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. Em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, por força de Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), as empresas do segmento ganharam autorização para funcionar, utilizando a mão de obra de seus empregados, das 8h às 13h. 

Nos próximos feriados de 02 e 15 de novembro, Finados e Proclamação da República, respectivamente, também há autorização para que supermercados, casas de carne, açougues, mercearias, varejões, hortifrútis e peixarias, estejam de portas abertas.
“A lei federal 11.603/2007 dispõe que é permitido o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal. Conquistamos para supermercadistas o direito de funcionar com seus colaboradores no próximo dia 12, uma reivindicação constante da categoria”, comemora José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

Outros setores

De acordo com a entidade patronal, há tratativas em andamento com os sindicatos que representam os empregados para que não só o setor alimentício abra as portas em feriados, mas todo o comércio. “Seria interessante para empresários e trabalhadores, pois as lojas conseguiriam aumentar um pouco o faturamento e os empregados ganhariam um dinheiro a mais, ou mesmo folgariam posteriormente”, explica Facundes.
Em 2021, já é o quinto feriado em que empresas de gênero alimentício têm permissão para funcionar, por força de Convenção Coletiva de Trabalho.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email