SOMOS TODOS UM

Ndakasi, uma gorila da montanha que ficou famosa após posar para uma foto com seu cuidador, morreu aos 14 anos. De acordo com um comunicado publicado nesta terça-feira (5) pelo Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, o animal morreu no dia 26 de setembro após uma doença degenerativa.

“É com profunda tristeza que Virunga anuncia a morte da querida gorila da montanha, Ndakasi, que esteve sob os cuidados do Centro Senkwekwe por mais de uma década”, disse o parque.

“Ndakasi deu seu último suspiro nos braços de seu cuidador e amigo de longa data, Andre Bauma”, acrescentou.

O Centro Senkekwe, localizado dentro do parque, é a única instalação no mundo que cuida de gorilas da montanha órfãos.

Andre Bauma cuidava de Ndakasi desde que os guardas a encontraram agarrada ao corpo de sua mãe morta em 2007, quando ela tinha apenas dois meses de idade.

Muito vulnerável para retornar à natureza, Ndakasi viveu com outros gorilas da montanha órfãos até sua morte.

“Foi um privilégio apoiar e cuidar de uma criatura tão amorosa, especialmente sabendo do trauma que Ndakasi sofreu quando era muito jovem. Foi a doce natureza e inteligência de Ndakasi que me ajudou a entender a conexão entre humanos e grandes macacos e por que devemos fazer tudo ao nosso alcance para protegê-los”, disse Bauma no comunicado.

“Tenho orgulho de ter chamado Ndakasi de minha amiga. Eu a amei como uma criança e sua personalidade alegre trazia um sorriso ao meu rosto cada vez que interagia com ela. Ela fará falta para todos nós da Virunga, mas somos eternamente gratos pela riqueza que Ndakasi trouxe para nossas vidas durante seu tempo em Senkwekwe.

“Ndakasi apareceu em vários programas de TV e filmes, incluindo um documentário chamado “Virunga”, mas foi sua foto, que viralizou em 2019, que lhe trouxe fama global.

Na imagem, Ndakazi é retratada ao lado de outra gorila fêmea, chamada Ndeze. A dupla posa na frente da câmera; uma se posiciona orgulhosamente em uma pose de poder com os pés afastados, enquanto a outra se inclina para a frente para fazer a foto ao lado do guarda-florestal Mathieu Shamavu.

“Outro dia no escritório …” Shamavu escreveu na legenda, a imagem rapidamente se tornou viral depois de ser compartilhada no Facebook.

Quando Ndakasi nasceu em 2007, os gorilas das montanhas estavam criticamente ameaçados, de acordo com o parque. Sua mãe foi baleada por milícias armadas como parte de uma série de massacres de famílias de gorilas. Esses massacres levaram a reformas institucionais e de segurança no parque que “fortaleceram significativamente a proteção dos gorilas da montanha de Virunga”, segundo o comunicado.

Mais de 200 guardas florestais foram mortos no parque, informou a Reuters em janeiro.

“Ao longo de sua vida, no entanto, a espécie cresceu 47% – de 720 indivíduos em 2007 para cerca de 1.063 em 2021”, disse o parque. “A morte de Ndakasi ressalta a importância de proteger os gorilas em seu habitat natural, onde se desenvolvem e onde sua expectativa de vida é maior”, acrescentou.

A famosa selfie

keyboard_arrow_up