Minas Gerais se destaca como quarto maior produtor de mel do país, com produção que ultrapassa 7 mil toneladas por ano, de acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Além de gerar renda e oportunidades de negócio para milhares de famílias, a atividade desempenha um papel essencial na preservação ambiental, por meio da polinização, e contribui diretamente para a sustentabilidade da agricultura.
Para fortalecer os pequenos negócios da cadeia do mel, o Sebrae Minas, a Cenibra, o Instituto Cenibra e a Associação Regional de Apicultores e Exportadores do Vale do Aço (Aapivale), com o apoio da Prefeitura de Coronel Fabriciano e do Hub Fabri, realizam no próximo sábado (4/10) o Seminário Apícola. O evento será realizado das 7h30 às 17h30, no Hub Fabri, em Coronel Fabriciano, e vai reunir cerca de 150 pessoas, entre produtores apícolas, especialistas e instituições de todo o estado para compartilhar conhecimentos e boas práticas na produção de mel e derivados. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link do Sympla.
Como afirma o analista do Sebrae Minas Anderson Pimentel, a atividade chega como uma oportunidade estratégica de desenvolvimento para o setor. “A intenção é promover um ambiente de compartilhamento de boas práticas, que favoreçam a implementação de melhorias na produção e na gestão dos pequenos negócios, além de ampliar sua competitividade e posicionamento no mercado”, reitera Pimentel.
A programação engloba palestras sobre melhoramento genético na produção de rainhas, produtividade e oportunidades na produção apícola, além de um painel com especialistas da área e workshops. A cerimônia de abertura do evento contará ainda com a presença de autoridades e representantes de entidades apoiadoras do setor.
Apicultura no Vale do Aço
O Seminário Apícola é uma das ações viabilizadas por meio do convênio firmado entre o Sebrae Minas, a Cenibra e o Instituto Cenibra, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico regional, por meio da identificação de oportunidades, da diversificação e do apoio à agricultura familiar. Há cerca de um ano, a nova parceria entre as entidades tem viabilizado a prestação de apoio técnico e gerencial aos donos de pequenas propriedades nas regiões do Vale do Aço e Médio Piracicaba.
Atualmente, 20 famílias produtoras de mel e derivados recebem suporte técnico e gerencial, que possibilitam ao grupo buscar novas oportunidades de mercado, por meio da Aapivale. De acordo com Anderson Pimentel, a iniciativa tem possibilitado implementar diversas melhorias, por meio de consultorias, que ajudam o produtor a profissionalizar a gestão do negócio apícola, prospectar novos mercados e fazer networking.
Dados da produção de mel no estado
· Minas Gerais é o quarto maior produtor de mel no país, ultrapassando a média de 7 mil toneladas por ano, que corresponde a mais de 10% da produção nacional.
· A produção de mel em Minas Gerais se beneficia tanto pela diversidade de flora quanto pelas condições climáticas favoráveis ao bom desempenho da atividade.
· A atividade apícola envolve cerca de 7 mil apicultores em Minas Gerais, gerando mais de 42 mil empregos diretos e indiretos no estado.
· Quase 80% da produção de mel mineira é de mel silvestre, produzido a partir de flores nativas, sem agrotóxicos e inseticidas.
Dados: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Safra Pecuário da Emater-MG
SERVIÇO:
Seminário Apícola
Data: sábado, 4 de outubro
Horário: 7h30 às 17h30
Local: Hub Fabri (R. Dr. Querubino, 342 – Centro, Cel. Fabriciano)
Inscrições pelo Sympla.
Programação:
7h30 – Credenciamento | Coffee
8h – Abertura
08h45 – Palestra Melhoramento Genético e Produção de Rainhas
09h45 – Palestra Produtividade e Lucratividade da Produção Apícola
10h45 – Palestra Benefícios e Oportunidades na Apicultura e Meliponicultura
11h35 – Painel
12h10 – Almoço
14h – Workshops:
- Produção de Rainhas
- Meliponicultura
- Produção e processamento de pólen
16h30 – Coffee | Sorteio de brindes
17h30 – Encerramento
–