Semana do Brasil - Foto Emmanuel Franco (8)

SEMANA DO BRASIL DEVE TRAZER BOM MOVIMENTO ÀS LOJAS

O comércio regional estará mais movimentado que o habitual a partir da próxima sexta-feira (03), quando iniciará, em todo o país, a “Semana do Brasil”. A iniciativa é uma campanha promocional lançada pelo Governo Federal, em 2019, com o objetivo de movimentar a economia em um mês historicamente fraco em vendas.

“Setembro é o mês da Independência e está entre o Dia dos Pais e o Dias das Crianças. Sempre foi um período de queda no consumo em vários segmentos de mercado. Porém, nos últimos dois anos, essa realidade mudou, ainda que timidamente. Em 2021, a nossa expectativa é que haja ainda mais adesão à Semana do Brasil”, pontua o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, José Maria Facundes.

Oficialmente, a Semana do Brasil será de 03 a 13 de setembro, mas há empresas antecipando as promoções. “A ideia é enfeitar as lojas de verde e amarelo e com bandeiras do nosso país. Tradicionalmente, setembro já é um mês em que o orgulho de ser brasileiro está mais latente, por conta do feriado de Indepedência do Brasil”, observa o presidente do sindicato. “Nós, empresários, devemos unir esse patriotismo mais intenso dos próximos dias a boas promoções e liquidações”, aconselha.

Black Friday verde e amarela
Inicialmente, conforme esclarece Facundes, a ideia era antecipar a Black Friday para setembro. Porém, a “sexta-feira negra” já estava bem estalecida junto aos consumidores no penúltimo mês do ano. Assim, inspirado no varejo norte-americano, que costuma realizar promoções em feriados nacionais históricos, foi criada a Semana do Brasil.

Dicas
Por último, o presidente do Sindcomércio explica que, assim como na Black Friday, na Semana do Brasil não é recomendável ao empresário dar descontos aleatórios. “A nossa orientação ao lojista é escolher um item de alto valor agregado ou muito desejado, abaixando consideravelmente o seu preço. Será este produto que chamará atenção para a loja e, consequentemente, forçará a saída de outras mercadorias”, finaliza.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3