diretoria do centro de integração autista e vereador Daniel do Bem

SEMANA DO AUTISMO: IPATINGA TEM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

O presidente da Comissão de Saúde Pública, Trabalho e Bem-estar Social da Câmara de Ipatinga, vereador Daniel do Bem, acompanhado da presidente do Centro de Integração Autista de Ipatinga – CIA, anunciou na tarde desta quarta-feira (30) a programação especial no município em comemoração à Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, realizada entre os dias 02 e 8 de abril, realizada pela entidade, com iniciativa da Prefeitura de Ipatinga. 

A abertura da semana será marcada por um evento realizado no Parque Ipanema, no sábado, dia 02 de abril, onde serão oferecidas oficinas adaptadas, musicalização, blitz educativas e a solenidade de regulamentação da Lei que cria o Selo Empresa Amiga do Autista em Ipatinga, quando o prefeito Gustavo Nunes vai entregar o certificado a empresas da cidade que têm ações de inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O evento ainda contará com a presença do Secretário de Governo, Robertinho Soares e da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi e CDL, Marilane Santos.

Ao longo da semana, serão realizadas palestras, audiências públicas e panfletagem em vários pontos da cidade. Em uma das audiências, agendada para o dia 08 de abril, será feito um balanço das políticas públicas oferecidas pelo município de Ipatinga aos autistas.

Para a presidente do CIA, Ivanete Freitas, esse evento é muito importante para a conscientização da população. “Com o apoio da prefeitura, vamos fazer uma programação especial durante toda a semana, voltada para a conscientização da população da nossa cidade sobre o autismo. Para a associação, é um marco este momento, para levar mais informações às pessoas e contribuir para que conheçam mais sobre a nossa causa”.

Convergindo com o tema da campanha nacional, “Lugar de Autista é em todo lugar”, a Semana Municipal do Autismo em Ipatinga quer reforçar a necessidade de que o mercado de trabalho abra as portas para a inclusão das pessoas com TEA.  Jefferson de Brito, diretor do CIA, é autista, doutor em genética e reforça essa necessidade. “As pessoas precisam ter consciência que é possível que o autista se mantenha em sociedade, ter um emprego, ter uma família, ser um cidadão comum, não ser excluído. Com esse tema, chamamos a atenção das empresas, para que abram as suas portas para contratar autistas e promover ações de inclusão”.

O vereador Daniel do Bem é pai de autista, ativista da causa e autor de importantes leis em favor dos autistas de Ipatinga. Ele afirma que a administração de Ipatinga está disposta a abraçar a causa e implementar políticas públicas em favor das pessoas com TEA. “O prefeito Gustavo Nunes esteve comigo duas vezes na cidade de Itaboraí, no Rio de Janeiro, para conhecer as políticas públicas que estão inspirando as que serão construídas aqui. Sabemos que ainda há muita coisa a melhorar, como criar um fluxo de atendimento para autistas, faltam profissionais na rede para o atendimento, mas acredito que ainda este ano teremos excelentes notícias para os autistas da nossa cidade”.

Daniel reforça ainda a necessidade da participação da sociedade, como um todo, nos eventos relacionados à causa autista. “O autista pode estar em todo o lugar, deve estar em todo lugar. Todos são convidados a participar dos eventos, conhecer para acolher as pessoas com autismo para que, assim, possamos construir essa conscientização no meio da sociedade”.

 

Programação Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo

02/04:   Evento Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Local: Parque Ipanema

Horário: 14h às 17h

 

05/04:   Palestra “Autismo: principais desafios do diagnostico”, com dra. Mariane Finotti, psiquiatra Infantil e mãe de autista

Local: Parque Ipanema

Horário: 14h às 17h

 

06/04:   Audiência Pública – Prestação de contas sobre os serviços oferecidos pelos planos de saúde às pessoas com TEA em Ipatinga

Local: Plenário da Câmara Municipal de Ipatinga

Horário: 18h30

 

08/04:   Audiência Pública – Prestação de contas do executivo sobre as políticas públicas para os autistas em Ipatinga

Local: Plenário da Câmara Municipal de Ipatinga

Horário: 15h

 

03 a 08/04: Blitz educativas pela cidade

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email