Diêgo Andrade revelou um acréscimo diário nas vendas que chegou a 60%

SAQUES EXTRAS DO FGTS AJUDAM A MOVIMENTAR O COMÉRCIO

Os saques extraordinários do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que começaram a ser liberados pelo Governo Federal no último dia 20 de abril, têm refletido positivamente na economia regional, de acordo com informações do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço. Segundo uma sondagem feita pela entidade, as vendas nas empresas que representa tiveram um aumento incomum nas últimas semanas.

Conforme informações da Caixa, o calendário do saque extraordinário do FGTS vai até 15 de junho e foi estabelecido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Os valores chegam a até R$ 1.000, considerando a soma dos saldos disponíveis nas contas do Fundo de Garantia.

“Avaliamos como excelente a iniciativa do Governo Federal em movimentar um dinheiro que, em tese, está parado. Logo, injetar esses recursos na economia tem sido muito importante pra nós, empreendedores, pois ainda há muita gente neste período ‘pós-pandemia’ com as contas atrasadas e outras dificuldades financeiras”, comenta o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes, acrescentando que, se os consumidores têm acesso a um valor que não estavam esperando e quitam suas dívidas, os reflexos positivos no comércio são imediatos.

Supermercados
Denis Andrade, gerente comercial no Brasil Supermercados (unidades em Ipatinga, Fabriciano e Timóteo), afirma que não é simples precisar se houve, de fato, impactos diretos provocados pelos saques extraordinários em sua empresa, embora confidencie que as suas vendas cresceram nos últimos meses.

Segundo ele, abril e maio já são, tradicionalmente, meses mais movimentados, por conta da Páscoa e do Dia das Mães. “Mas a liberação dos saques extraordinários é, sem dúvida alguma, muito positiva, principalmente em um momento em que a Selic (taxa básica de juros da economia) está subindo substancialmente, pois, em pouco tempo, saímos da casa de 2% para 12,75%”, diz.

O gerente comercial ainda falou sobre o aumento no preço de produtos de origem agropecuária ou de extração mineral, também conhecidos como commodities. “Arroz, açúcar, óleo e feijão, por exemplo, estão bem mais caros e isso afeta diretamente a população com renda mais baixa. Combustíveis e energia elétrica subiram de preço. Por esses e outros motivos, o saque extraordinário é uma ação bem benéfica e necessária neste momento que estamos vivendo”, opina.

Lojas de roupas
Cidinha Silva, gerente na tradicional loja de roupas Rockpoint, em Coronel Fabriciano, confirma que as vendas no último mês registraram um crescimento fora do comum. “O comércio está, sim, mais movimentado nas últimas semanas. Quando comparamos os números das vendas com o mesmo período do ano passado, notamos um crescimento que, acreditamos, pode ser colocado na conta dos saques extraordinários que foram liberados”, revela.

Acréscimo
Por sua vez, Diêgo Andrade Ferreira, sócio-proprietário na popular Casa do Sapateiro, conta que o movimento em suas três lojas está excelente. “No último mês, tivemos um acréscimo diário nas vendas que chegou a 60%. As pessoas não estão só visitando a loja e dando uma olhada nos produtos. Chegam, escolhem o que querem e compram sem titubear”, revela o empresário.
Dona de uma loja de cosméticos e de outra de artigos de decoração e presentes, em Coronel Fabriciano, Lucinara Reggiani Siman ficou surpresa com as vendas no Dia das Mães: “Vendi duas vezes mais do que no Natal”. Segundo ela, qualquer incentivo direto no bolso do consumidor é traduzido rapidamente em boas vendas no comércio.

Boletos e contas
Também segundo a Caixa, o saque extraordinário do FGTS será creditado em Conta Poupança Social Digital de titularidade do trabalhador. Após o crédito dos valores, já é possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo CAIXA Tem.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022