A cantora Liz Eulália apresenta, nos dias 27 e 28 de setembro, em Ipatinga, o Projeto Realce Brasil 2025, espetáculo que traz de volta clássicos fundadores da música popular brasileira, destacando obras de Xisto de Bahia e Chiquinha Gonzaga, pioneiros que moldaram a identidade cultural do país. A proposta é dar nova vida a composições históricas, em arranjos inéditos que atravessam desde os primeiros modismos urbanos até a produção dos anos 1980.
Liz anuncia que sua voz vai percorrer partituras de um século atrás recontando capítulos importantes da história da música brasileira. “Vamos expandir essa história em novas sonoridades. O Realce Brasil não é apenas uma homenagem: é uma forma de reposicionar nomes que, apesar de fundamentais, foram relegados ao esquecimento”, conta Liz.
Ela adianta que a proposta mistura pesquisa, educação e espetáculo, criando uma experiência que convida o público a ouvir de outro jeito.
REPERTÓRIO E ARRANJOS
Com direção musical e arranjos de Dalton Palmieri, o espetáculo percorre diferentes fases da música brasileira, destacando a fusão entre influências eruditas, afro-brasileiras, populares e jazzísticas. “É uma viagem pelo que temos de mais genuíno, mas ainda pouco reconhecido”, resume Liz.
A intérprete Liz Eulália será acompanhada pelo músico Dalton Palmieri (violão e guitarra), Bruno Souza (bateria), Marcony Carvalho (teclado e acordeon), Dinho Valeriano (contrabaixo), Juscimar Gonçalves (flauta), Felipe Bicalho e Lucas Natureza (percussões), além de participação de Rhaéli Rocha (guitarra) e Érica Marques (Flauta). O palco também recebe participações da cantora Petrina Palmieri, Leila Cunha, Débora Braga e Tatiane Bispo, reforçando o caráter coletivo da produção, além de Mestre cerimônia Luzia di Resende e do dançarino Marilson Braga.
BASTIDORES E ESTÉTICA
A proposta estética envolve múltiplas linguagens. Este projeto é da artista e intérprete Liz Eulália, com produção assinada pela Shirley Maclane Produções, os vídeos são de Mari Antonaci, a fotografia de Dani Dornelas, assessoria de comunicação Goretti Nunes, a iluminação é de Leleco, captação de imagens de Ricardo Neves, a sonorização Multivox, técnico de som Peterson, maquiagem de Camila Vitória, figurinos criados por Vanuza Bárbara e Fábio Raniery, Santa Linha Macramê e Arêdes figurinos, o designer gráfico Teuller Morais da Olho Teu e a tradução em Libras de Vânia Coelho completam o projeto, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
CULTURA E APOIO
O Realce Brasil 2025 é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, e operacionalizado pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel). O projeto conta ainda com apoio cultural de empresas locais como Bruder, Medipa, Bendito Licor, Metropolitan Deck Bar, Padaria Tcharles.
SERVIÇO
27 de setembro, 19h – Parque Ipanema
28 de setembro – 20h – Teatro Zélia Olguin
Entrada franca | Ingressos com retirada antecipada no Sympla
Informações: (31) 98515-1174 Shirley Maclane ou Liz Eulália (31) 98638-1557