Informação consta do relatório "Global Market Outlook For Solar Power 2024"; no ranking, o país só perde para China e Estados Unidos
Recém-divulgado, o relatório “Global Market Outlook For Solar Power 2024 – 2028”, elaborado pela SolarPower Europe, aponta o Brasil como o terceiro maior mercado mundial de energia solar no último ano, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
O Brasil adicionou, em 2023, 15,4 gigawatts (GW) de potência pico da fonte solar fotovoltaica, representando cerca de 4% de todo o mercado mundial no período, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Os dados levam em consideração a somatória das grandes usinas solares e dos sistemas de geração própria solar de pequeno e médio portes, em telhados e fachadas de edifícios e em pequenos terrenos, com base na potência total adicionada ao longo de 2023.
A expansão da tecnologia fotovoltaica coloca o Brasil em posição de destaque na geopolítica global de transição energética, avalia a associação. A fonte solar é a segunda maior na matriz elétrica nacional, com 43 GW em operação no país e participação equivalente a 18,2% da matriz elétrica nacional.
Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, afirma que a energia solar fotovoltaica é atualmente a fonte mais competitiva do país e se posiciona como uma forte propulsora do desenvolvimento social, econômico e ambiental.
“O crescimento acelerado da energia solar é tendência mundial e o avanço brasileiro nesta área é destaque internacional. O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta e assume cada vez mais protagonismo neste processo de transição energética e combate ao aquecimento global”, diz Sauaia.
Já Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da entidade, ressalta que, além de ser uma fonte competitiva e limpa, a maior inserção da energia solar é fundamental para o país reforçar a sua economia e impulsionar a sustentabilidade no Brasil e no mundo. “A fonte solar é um verdadeiro motor de
desenvolvimento sustentável, que atrai capital, traz divisas, gera grandes oportunidades de negócios, cria novos empregos verdes e amplia a renda dos cidadãos.”
Desde o ano passado, o preço de um painel solar para o consumidor caiu cerca de 40%, ao mesmo tempo em que as linhas de financiamento para a instalação desses sistemas em casa têm se popularizado.
Tudo isso coloca o Brasil em posição de destaque na geopolítica global de transição energética, mas não estamos sozinhos:
- Em 2023, a China instalou mais painéis solares que os EUA em sua história;
- Há 2 meses, Biden anunciou US$ 7 bilhões em subsídios para energia solar em residências americanas de baixa renda;
Aqui no Vale do Aço, temos uma empresa especializada em fazer o melhor pela nossa energia solar. É a ECOSSOL, de Natália e Diego. Fale com eles: Endereço: Av. Brasília, 1730 – Loja 02 – Amaro Lanari, Cel. Fabriciano – MG, Telefone: (31) 3406-6720