FOTO_Renan Quinalha_Programa de Formação de Professores

QUESTÕES DE GÊNERO SÃO ABORDADAS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Realizado pelo Instituto Usiminas debate contará com a presença do advogado e ativista em Direitos Humanos, Renan Quinalha. Inscrições já estão abertas!

No próximo dia 24/6, a partir das 10h, a Ação Educativa do Instituto Usiminas vai oferecer à comunidade do Vale do Aço mais um debate gratuito da série de cursos do Programa de Formação de Professores, que tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. No mês em que se comemora o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o advogado, ativista em direitos humanos e professor Renan Quinalha conduzirá uma discussão sobre como as questões de gênero podem amparar temas na atualidade. O evento acontece no Teatro do Centro Cultural Usiminas.

Com um olhar crítico para a história da arte, o curso pretende investigar a presença das mulheres e da comunidade LGBTQIAP+ em imagens produzidas por artistas que reelaboram essas presenças nas artes visuais. A partir da produção de artistas e intelectuais mulheres, serão debatidos meios para instrumentalizar os cursistas a incentivar discussões sobre gênero em sala de aula.

“É muito significativo trazer esse tema para os educadores do Vale do Aço, dentro de um programa cheio de importantes discussões ao longo do ano. Esse encontro é mais uma atividade que reforça nossa atuação social nesses 20 anos de educativo e fortalece nosso objetivo em promover uma educação de qualidade, aproximando famílias, estudantes e professores de diversas linguagens artísticas e educativas que fazem a diferença na vida das comunidades”, afirma João Andrade, coordenador da Ação Educativa do Instituto Usiminas.

Ana Gabriela Dias Cardoso, diretora corporativa de Comunicação e Responsabilidade Social da Usiminas, destaca que essa ação faz sinergia com o compromisso e os valores da empresa. “Implantamos o Programa de Diversidade e Inclusão em 2019 em busca de estabelecer um ambiente organizacional de respeito por meio da inclusão, empoderamento e promoção dos direitos. Também, integramos o Pacto Fórum Empresas e Direitos LGBTI+, a fim de tornar inaceitável a violência, a exclusão, a humilhação, o assédio e a discriminação contra indivíduos em razão de orientação sexual e identidade de gênero. Apoiar esse curso é reforçar todo esse trabalho, reiterando a histórica atuação social da Usiminas”, diz.

As inscrições para o curso já estão abertas. Os interessados em participar podem se inscrever via Sympla, pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/educativoinstitutousiminas, ou pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330. Haverá sorteio de ônibus gratuitos para viabilizar a visitação de estudantes de escolas públicas aos equipamentos culturais do Instituto Usiminas. As atividades se estendem até novembro com cursos sobre acessibilidade e antirracismo. Todos os cursos oferecem certificado.

Confira a programação:
24/6 | Programa de Formação com Professores
O que podemos aprender com as questões de gênero? – com Renan Quinalha
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Usiminas

Renan Quinalha é advogado e ativista no campo dos Direitos Humanos. É professor e coordenador do curso de Direito da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e coordenador adjunto do Núcleo Trans Unifesp. Também, é doutor em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI – USP); mestre em teoria geral e filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP); graduado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (FDUSP). Foi assessor jurídico da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e consultor da Comissão Nacional da Verdade para assuntos de gênero e sexualidade.

Compartilhe com um amigo

Facebook
WhatsApp
Email