Quase metade dos empresários do Vale do Aço esperam crescimento nas vendas de Natal

As expectativas para as vendas de Natal de 2024 no Vale do Aço são otimistas. Pesquisa realizada pelo Sindcomércio Vale do Aço, que envolveu o comércio de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, revela que 45,7% dos entrevistados esperam um crescimento de até 20% nas vendas em comparação ao ano passado. Além disso, 30,9% projetam um aumento superior a 20%.

Esse otimismo local reflete uma tendência estadual. Dados da Fecomércio MG mostram que 49,1% dos empresários mineiros acreditam que as vendas de Natal serão melhores do que as de 2023. Entre aqueles que esperam resultados semelhantes, 72,5% consideram que o desempenho será satisfatório. Ainda segundo a pesquisa, 71,0% dos empresários preveem um aumento das compras às vésperas do Natal, com 34,9% estimando um tíquete médio entre R$100 e R$300 por cliente.

Para atender à demanda esperada, a sondagem do Sindcomércio Vale do Aço aponta que 41% dos empresários locais planejam aumentar moderadamente seus estoques. As estratégias de marketing mais adotadas incluem promoções (43,1%), ações focadas na experiência do cliente (26,1%) e descontos (17%). O comércio online também será um importante canal de vendas. Para 45,7% dos entrevistados, as vendas pela internet representam entre 20% e 50% do faturamento.

Apesar de desafios econômicos, como o aumento dos custos (45,7%), a concorrência acirrada (25,5%) e a inflação (20,2%), o setor demonstra resiliência. “O comércio da região está se adaptando às circunstâncias e se fortalecendo com inovação. Mesmo no cenário econômico atual, vemos uma grande disposição para buscar alternativas e aproveitar as oportunidades que o Natal oferece”, destaca José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio Vale do Aço.

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