O Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, foi um dos escolhidos para integrar o Projeto Lean nas Emergências. Criado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o projeto tem a consultoria dos hospitais Sírio-Libanês (HSL), Beneficência Portuguesa de São Paulo e Moinhos de Vento (HMV).
Traduzida do inglês, a palavra Lean quer dizer enxuta. O sistema Lean é uma metodologia e uma filosofia de gestão que foi aplicada, inicialmente, em indústrias e, mais recentemente, vem sendo utilizada no setor de saúde. O objetivo é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
Com mais de 70% de atendimentos no total destinados a pacientes do SUS, o Hospital Márcio Cunha é o único do Vale do Aço a participar do projeto. A unidade hospitalar conta com 548 leitos, sendo 60% deles para o SUS (329 leitos).
A primeira fase do projeto no HMC teve início em janeiro de 2023, quando colaboradores participaram de uma capacitação em São Paulo para apresentação do projeto e alinhamento das metodologias utilizadas. Em fevereiro, a equipe de consultores do Lean nas Emergências, composta de um profissional médico e um especialista em processos, esteve em Ipatinga para uma visita técnica. Nessa etapa também foram realizados levantamentos fotográficos das salas de atendimento e dependências do pronto-socorro pela perspectiva do paciente/usuário, debatidos os casos e divulgadas informações e perspectivas para todos os colaboradores participantes.
“Nesse primeiro momento está sendo elaborado um diagnóstico da estrutura física e fluxos do Pronto-Socorro, considerando algumas interfaces relacionadas, como farmácia, serviços de diagnóstico, gestão de leitos e outros. Nossa busca é pela melhoria contínua do fluxo de trabalho na emergência do hospital, que vai garantir agilidade nos atendimentos, menor tempo de permanência no pronto-socorro e maior giro de leitos de internação, promovendo mais segurança na assistência e promoção do melhor ambiente de trabalho para os colaboradores”, explica o gerente de enfermagem do HMC, Emmanuel Gomes Corrêa.
Na próxima etapa, com o diagnóstico do Hospital Márcio Cunha, serão implementadas ações. A equipe de consultores fará visitas programadas à instituição para acompanhar a implementação de melhorias, indicadores e comunicação dos resultados.
O gerente de enfermagem destaca que a grandeza do projeto focado no SUS e nos prontos-socorros também contribui para todos os pacientes. “A nossa intenção é proporcionar a melhor experiência para o paciente, as melhorias desenvolvidas a partir do pronto socorro se estendem para as demais unidades assistenciais, tornando os atendimentos mais ágeis e seguros. O projeto repercute positivamente no funcionamento de toda a unidade hospitalar”, completa.
Sobre a FSFX
A Fundação São Francisco Xavier, braço da Usiminas nas áreas de Saúde e Educação, é uma entidade beneficente de assistência social, reconhecida pelo Ministério da Previdência e Assistência Social. Atuando desde 1969, a FSFX conta com mais de seis mil colaboradores e está presente em seis estados brasileiros. Administra cinco unidades hospitalares, em Ipatinga, Timóteo e Itabira (MG) e em Cubatão (SP), com uma gestão marcada pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência e pelas melhores práticas de segurança, além de contabilizarem mais de 70% de seus atendimentos feitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Fundação é responsável, ainda, pela operadora de Planos de Saúde Usisaúde, com mais de 210 mil beneficiários; o Centro de Odontologia Integrada, que mantém os melhores indicadores de saúde bucal já divulgados no Brasil, e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente. Na área educacional, o Colégio São Francisco Xavier, unidade precursora localizada em Ipatinga, é referência em Educação na região, com cerca de 3 mil alunos, da educação infantil à graduação.