Crianças e adolescentes participantes do projeto fizeram a primeira apresentação de resultados depois de quatro meses de aulas de música
Um recital para marcar os primeiros passos na música dos participantes do Projeto Musicaricando Orquestra do Futuro foi promovido na tarde do sábado (29/11), em Ipaba. Os alunos cantaram e tocaram canções que aprenderam nos primeiros quatro meses de aulas de música e flauta doce do projeto, com a regência do maestro Everson Salazar e do educador musical Rodrigo Paiva.
Cerca de 120 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, recebem aula semanalmente na Escola Municipal João Anício de Brito, em Ipaba, com flauta doce e material didático fornecidos pelo projeto. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CENIBRA, tem o apoio da Prefeitura de Ipaba e do Instituto CENIBRA, e realização do Instituto Cultural Ultra Jazz e do Governo Federal.
Priscila Núbia, mãe do Francisco, se surpreendeu com o desempenho do filho e das demais crianças. “Observei que o Francisco teve facilidade para aprender e ele toca as músicas com muito prazer e dedicação. Pensei que não daria tempo deles tocarem com os tons verdadeiros na apresentação, mas eles seguiram tudo certinho. O projeto também despertou o interesse dele em tocar outros instrumentos”, contou.
Andrelina Souza, diretora da Escola Municipal João Anício de Brito, revelou que o recital foi além do esperado. “Me emocionei do início ao fim. Eu já imaginava que nossas crianças se sairiam bem, mas eu fiquei encantado de vê-los lendo partitura e tocando com tanta segurança. Eles não haviam tido contato com o ensino de música ainda. Então, eu acredito que teremos muitos talentos revelados a partir do Musicaricando”, comentou.
Para a secretária municipal de Educação de Ipaba, Dircene Antunes, o projeto Musicaricando Orquestra do Futuro é um sucesso em todo o município. “O Musicaricando conquistou as famílias das crianças participantes e de toda cidade. Ficamos ainda mais felizes de prestigiar uma apresentação como esta e de já pensar na possibilidade de estender o projeto para alcançar mais alunos no nosso município”, revelou Dircene.
Samuel Machado, presidente do Instituto Cultural Ultra Jazz, reforçou a missão do projeto Musicaricando, de promover o acesso à música para mais crianças e adolescentes. “O recital nos mostrou que estamos no caminho certo. Ver a evolução dos alunos, na parte musical, já tocando flauta doce, eles também estão desenvolvendo a parte cognitiva e o trabalhar em equipe. Até o fim do projeto teremos muitas novidades”, frisou.
O projeto foi lançado em julho deste ano e vai até junho de 2026. A equipe do Musicaricando é formada por Samuel Machado (coordenação geral), Edson Guimarães (produção executiva), Everson Salazar (direção artística), Patrícia Rocha (assessoria técnica e administrativa), Marcos Lopes (assistente de produção), Rodrigo Paiva (educador musical), Carla Marlova (psicóloga), Silvania Pereira (comunicação), Layane Óliver (videomaker), Vânia Coelho (intérprete de Libras).





