CARTAZ LIVE MOSTRA DE ARTES

PROJETO INTEGRAR MOSTRA DE ARTES PROMOVE LIVE

Na próxima quinta-feira, 29 de abril, às 19h, será realizada a primeira live com os dez artistas convidados do Projeto Integrar – Mostra de Artes, promovido artista plástica Ângela Ataíde em Timóteo.

O Integrar é um projeto múltiplo que aposta na arte como forma de contribuir com o mundo de maneira única em tempos de pandemia, afirma Ângela Ataíde. São contempladas atividades como cursos, exposição e produção de catálogo digital distribuídas em quatro módulos: Imagens da Capoeira, Sentir e Expressar, Ateliê de Criatividade e Arte em Família. A maior parte das ações tem a forma virtual e as presenciais realizadas dentro da maior segurança e com todos os cuidados preventivos em relação à Covid 19. As peças artísticas produzidas, bem como as atividades presenciais são exibidas em plataformas e mídias digitais e constarão de um catálogo digital.  Ângela foi contemplada com recursos da lei Aldir Blanc de incentivo à cultura, através da Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

A Live será acessada pelo Instagram.

Artistas convidados

Os artistas convidados têm alguma ligação com Timóteo e o Vale do Aço, seja por terem nascido, estudado ou trabalhado no município ou região. Seus trabalhos seguem linhas  criativas próprias e técnicas diferenciadas,  expondo uma diversidade de estilos e concepção.

Durante a Live cada artista discorrerá sobre sua obra e todos estarão abertos a um bate papo com o público. São eles:

 Izabel  Pariz – Atualmente tem se destacado nos retratos realistas a lápis de cor artístico profissional. A artista capta a essência do modelo trabalhado de maneira surpreendente.

Rômulo Amaral – Prática nas Artes Cênicas. No teatro, aventurou por diversas áreas: atuação, figurino, cenário, produção, até se encontrar na caracterização. Paixão que há alguns anos mudou sua vida. Hoje, seu ofício é a maquiagem.

Maria de Fátima  Santos – Cursou a Escola Guignard em Belo Horizonte, para o aprimoramento dos seus dotes na arte do desenho, da pintura e no estudo propriamente dito da arte.

Dahya Furtado – Seu estilo figurativo contemporâneo sem fisionomia deixa fluir no espectador sua interpretação de expressão. Dahya usa cores puras e fortes, que retratam amor e sedução, muito presentes em suas obras.

Teuller  Aguiar – Fotógrafo e designer gráfico, tanto para empresas privadas quanto para artistas e espaços culturais do Vale do Aço.

Bruna  Barros – Ilustradora, natural de Timóteo, com formação em moda, designer de ambientes e mestrado em Belas artes.

Maria Vitória Baldez  – Seu estilo pode ser considerado um realismo em desconstrução. A artista busca romper cada vez mais com as linhas normais das imagens que se propõe a criar.

Jussarara Regina Alvarenga  – Pintura, desenho e escultura. Suas pinturas com pinceladas e texturas são marcantes em suas obras.

Jorge Luiz Inácio – Sempre envolvido com desenhos, ilustrações, cartuns, caricaturas, desenho de animação. No seu trabalho está sempre explicitada a essência do modelo!

Gilson Magno – Professor, ator de teatro e aquarelista. Suas aquarelas ricas em cores e formas são carregadas de significados emponderadores da arte.

Quem é Ângela

Ângela Ataíde é artista plástica, educadora de artes e terapeuta holística. Atua há mais de 30 anos no ramo das artes e, como informa a contadora de história e mestra em Psicologia, Sonaly Torres: “Ângela é uma artista completa que modela, esculpe, desenha e pinta utilizando enorme diversidade de materiais. Vai da sucata à argila e reália de bronze, do giz de cera ao óleo, com grande sensibilidade e criatividade.” Ângela leva sua arte para camadas populares e crianças de rua, além de escolas, creches, empresas, instituições, em resumo, onde houver interesse pela arte.

Participou de inúmeras exposições na região onde sua arte é bem reconhecida e já conquistou prêmios nacionais e internacionais como a Medalha de Ouro em Escultura pela Sociedade Brasileira de Belas Artes e Menções Honrosas pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MASP e Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte.

Já expôs em galerias de arte de Londres, Roma, Paris, Madrid, Atenas, Lisboa e Buenos Aires, além de peças no acervo da Embaixada Brasileira em Viena, na Áustria.

Quatro alunos seus tiveram suas obras selecionadas para representar Timóteo no Circuito Internacional de Arte Brasileira, que percorreu várias cidades europeias como Amsterdã, na Holanda e Budapeste, na Hungria.

Ângela tem esculturas em espaços públicos na cidade de Timóteo como o Monumento aos Pioneiros, na Praça 29 de Abril, uma  homenagem aos pioneiros  do município,  Monumento ao Trabalho, no Centro de Economia Informal e a estátua do escritor Carlos Drummond de Andrade sentado num banco, em tamanho natural, posicionada em frente à Biblioteca Publica. Em Monlevade, na Fundação Arcelor Mittal, antiga Belgo Mineira, há uma escultura de uma águia em inox, homenagem ao time das águias, referência aos funcionários da aciaria.

Contato com a artista: Instagram: @angelaataidearte, @integrarmostradeartes  – E-mail: integrarmostra@gmail.com    – Whatsapp: 31 98732-0453

 

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3