PRA NOS LIVRAR DO ESTRESSE, ECOTERAPIA

A prática é uma espécie de terapia que consiste em frequentar áreas verdes, como um parque ou jardim, e passar algum tempo aproveitando o contato com a natureza! Segundo um estudo publicado em 2010 no periódico Environmental Health and Preventive Medicine, isso reduz níveis de hormônio do estresse e diminui a pressão arterial!

Imagina quando algo te preocupa, deixa a cabeça cheia ou te coloca sob estresse e você tem a chance de tomar banho de cachoeira, andar por trilhas, encostar no tronco de uma árvore, comer fruta do pé, respirar ar puro, enfim. Quando estamos em contato com a natureza, parece que tudo melhora, né? Essa conexão traz uma sensação de bem-estar, acolhimento e revigora a energia. Assim pensamos e nos sentimos melhor e os problemas parecem mais fáceis de resolver.

Essa sensação boa e os efeitos benéficos que os ambientes naturais causam em nosso estado mental, além de percebermos muito claramente, é também um ramo de estudo da psicologia e da medicina.

Você já ouviu falar em ecoterapia? Resumidamente, é uma forma de auxiliar a cura a partir da reconexão com a natureza. Esse é um dos chamados serviços ecossistêmicos –o conjunto de todos os benefícios que a natureza nos proporciona.

“A natureza, quer você esteja no meio de um bosque longe de tudo, em um parque na cidade, ou simplesmente andando em uma alameda de árvores, tem o poder de fazer as pessoas se sentirem novas de novo. Pesquisas mostram que uma simples caminhada na natureza pode reduzir a ansiedade, manter o ânimo e até melhorar a memória”, diz um dos trechos do estudo chamado “Ecotherapy – A Forgotten Ecosystem Service: a Review” (Ecoterapia – Um Serviço Ecossistêmico Esquecido – Uma Revisão), de James  Summers e Deborah Vivian.

Essa conexão remete à ideia de que nós somos parte dos ecossistemas naturais e não separados deles. Apenas 20 minutos de contato com a natureza por dia trazem vitalidade, melhoram o humor e aliviam o estresse, de acordo com pesquisa da Universidade de Rochester. “A natureza é combustível para a alma”, diz Richard Ryan, professor de psicologia da instituição. “Um dos caminhos para se ter mais saúde é gastar mais tempo em espaços naturais”, complementa.

 

keyboard_arrow_up