ecoterapia-o-tratamento-natural-que-pode-salvar-vidas1

PRA NOS LIVRAR DO ESTRESSE, ECOTERAPIA

A prática é uma espécie de terapia que consiste em frequentar áreas verdes, como um parque ou jardim, e passar algum tempo aproveitando o contato com a natureza! Segundo um estudo publicado em 2010 no periódico Environmental Health and Preventive Medicine, isso reduz níveis de hormônio do estresse e diminui a pressão arterial!

Imagina quando algo te preocupa, deixa a cabeça cheia ou te coloca sob estresse e você tem a chance de tomar banho de cachoeira, andar por trilhas, encostar no tronco de uma árvore, comer fruta do pé, respirar ar puro, enfim. Quando estamos em contato com a natureza, parece que tudo melhora, né? Essa conexão traz uma sensação de bem-estar, acolhimento e revigora a energia. Assim pensamos e nos sentimos melhor e os problemas parecem mais fáceis de resolver.

Essa sensação boa e os efeitos benéficos que os ambientes naturais causam em nosso estado mental, além de percebermos muito claramente, é também um ramo de estudo da psicologia e da medicina.

Você já ouviu falar em ecoterapia? Resumidamente, é uma forma de auxiliar a cura a partir da reconexão com a natureza. Esse é um dos chamados serviços ecossistêmicos –o conjunto de todos os benefícios que a natureza nos proporciona.

“A natureza, quer você esteja no meio de um bosque longe de tudo, em um parque na cidade, ou simplesmente andando em uma alameda de árvores, tem o poder de fazer as pessoas se sentirem novas de novo. Pesquisas mostram que uma simples caminhada na natureza pode reduzir a ansiedade, manter o ânimo e até melhorar a memória”, diz um dos trechos do estudo chamado “Ecotherapy – A Forgotten Ecosystem Service: a Review” (Ecoterapia – Um Serviço Ecossistêmico Esquecido – Uma Revisão), de James  Summers e Deborah Vivian.

Essa conexão remete à ideia de que nós somos parte dos ecossistemas naturais e não separados deles. Apenas 20 minutos de contato com a natureza por dia trazem vitalidade, melhoram o humor e aliviam o estresse, de acordo com pesquisa da Universidade de Rochester. “A natureza é combustível para a alma”, diz Richard Ryan, professor de psicologia da instituição. “Um dos caminhos para se ter mais saúde é gastar mais tempo em espaços naturais”, complementa.

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3