Portugal irá construir mais imóveis para solucionar crise habitacional

Lar, doce lar. O governo de Portugal anunciou que irá reduzir os impostos sobre a construção de novos imóveis e disponibilizar mais terrenos rurais para o desenvolvimento de apartamentos ‘baratos’.

O objetivo é aliviar a crise imobiliária do país. Em outras palavras, a ideia é aumentar a oferta de habitação para abaixar os preços dos imóveis.

O quadro por lá: Em Lisboa, o preço dos aluguéis subiu cerca de 15% em abril em relação ao ano passado. Considerando dados do final de 2023, uma casa na capital portuguesa era mais cara que em Milão, Madri e Berlim, com o custo do m² chegando a um recorde de cerca de € 5.400.

Como consequência, a habitação se tornou inacessível para muitos cidadãos locais, tornando o país o símbolo da crise que também já chegou a outros países europeus.

Mas como começou tudo isso? Portugal virou um ímã para investidores estrangeiros em imóveis depois que o governo introduziu, em 2012, o chamado “golden visa” — que já foi até encerrado.

Basicamente, investindo 500 mil euros em qualquer propriedade portuguesa, estrangeiros tinham o direito de viver e trabalhar por 5 anos no país. O principal objetivo era atrair investimentos após a crise de 2008, dando certo inicialmente — mas a bolha acabou estourando. A situação dos gajos é complicada…

Fonte: Daily Fin

 

keyboard_arrow_up