sentinela2

PMI REFORÇA ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Buscando melhorar o acesso à saúde e fortalecer os serviços de urgência e emergência, a Prefeitura de Ipatinga iniciou nesta quinta-feira (14) a montagem da UPA Sentinela, localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O equipamento que já atende a população de 13 municípios da microrregião de saúde de Ipatinga registrou um aumento de 20% nos atendimentos, passando de 92 mil pacientes em 2022 para mais de 113 mil em 2023.

A UPA Sentinela está sendo montada com o objetivo de atender pacientes classificados como “Pouco Urgente”, especificados com a cor verde no protocolo Manchester. O objetivo é proporcionar atendimento mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de espera. Com horário de funcionamento das 7h às 19h, a unidade estará equipada com consultório médico, sala de preparo de medicação e 12 poltronas para atendimentos.

O prefeito Gustavo Nunes destacou a relevância da UPA Sentinela para a agilidade e qualidade nos atendimentos de urgência e emergência. “Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão com a saúde da população, proporcionando respostas rápidas e eficazes nos atendimentos aos pacientes”, assinalou.

O secretário de Saúde do município, Walisson Medeiros, ressalta a importância da agilidade nos atendimentos, reduzindo ao máximo o tempo de espera para o primeiro atendimento, garantindo que os pacientes sejam tratados conforme a necessidade. “O encaminhamento dos pacientes para o atendimento na UPA Sentinela será feito após a classificação de risco pela equipe assistencial da UPA”, explicou.

A conclusão dos serviços está prevista para a última semana de dezembro. Os atendimentos serão iniciados na primeira quinzena de janeiro 2024. A medida representa um passo significativo na prestação dos serviços de saúde em Ipatinga.

Compartilhe com um amigo

Facebook
WhatsApp
Email