Edição especial do evento abordou temas como mercado financeiro, safra 2025/26 e manejo de pastagens
O tradicional Café Rural, promovido mensalmente pelo Sindicato Rural de Governador Valadares, teve uma edição especial na tarde desta segunda-feira (7), dentro da programação oficial da Expoagro GV 2025. O encontro aconteceu no auditório do Parque de Exposições José Tavares Pereira e reuniu produtores rurais, técnicos e representantes do setor agropecuário para discutir temas atuais e relevantes para o campo.
Nesta edição, os temas abordados foram o Novo Ano Safra, com palestra ministrada por Yan Soares Martins Gonçalves e Arthemis Raftopoulos, gerente comercial da MAPFRE, e também o manejo de pastagem, tema apresentado por Rodrigo de Carvalho Pires (na foto de capa deste post), engenheiro agrônomo, consultor pecuário e produtor rural.
“O tema que vamos abordar hoje na palestra é ‘Pastagem é uma pecuária lucrativa’. Vamos discutir como obter bons resultados financeiros na pecuária de corte a partir da qualidade e do manejo adequado das pastagens. A pastagem é a base do sistema produtivo, e investir em estratégias de manejo é essencial para alcançar melhores resultados nas propriedades rurais”, explicou Rodrigo.
O presidente do Sindicato Rural, Edberto Rezende ( de camisa verde, à direita), destacou a importância do evento como espaço de troca de conhecimento e fortalecimento das conexões entre os produtores da região.
“Esse é um momento importante para estarmos próximos do Sindicato Rural, levando informações relevantes para os nossos produtores. É também uma oportunidade para fazer networking, trocar ideias, compartilhar experiências com outros produtores e, assim, nos manter atualizados sobre as oportunidades que o mercado oferece”, afirmou.
Edberto também ressaltou a parceria com o Sicoob Crediriodoce, responsável por viabilizar esta edição especial do Café Rural. “Trouxemos o Sicoob Crediriodoce, que realiza esse evento em parceria com o sindicato, para falar um pouco sobre as oportunidades que o mercado financeiro oferece aos produtores rurais”, explicou.
A pecuária também foi destaque no evento, com orientações práticas sobre o manejo de pastagens, um dos pilares da produção agropecuária regional. “Sabemos que a nossa agropecuária regional é baseada no pastejo dos animais — tanto no sistema extensivo quanto no rotacionado. Por isso, é fundamental adotarmos estratégias adequadas de manejo do capim para melhorar os resultados nas propriedades”, reforçou o presidente.
Além do conteúdo técnico, o encontro também proporcionou um momento de confraternização entre os participantes. “É um momento de muita troca de informação de qualidade, de união entre os produtores e, claro, de confraternização também. A Expoagro proporciona isso: oportunidades de emprego, geração de renda, lazer, reencontro com os amigos e integração com toda a nossa sociedade valadarense”, concluiu Edberto.
Fonte: Diário do Rio Doce https://drd.com.br/pastagem-lucrativa-e-credito-rural-sao-destaques-do-cafe-rural-na-expoagro/