PARA OS PRODUTOS MINEIROS, O MUNDO É O LIMITE

FIEMG e Amazon celebram acordo para facilitar a exportação das indústrias do estado  

Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) celebrou, no dia 21 de setembro, um acordo com a Amazon, uma das maiores empresas de e-commerce e tecnologia do mundo. A parceria tem o intuito de facilitar a exportação de produtos das indústrias mineiras diretamente para os consumidores dos Estados Unidos, utilizando para isso, o programa Global Selling, da Amazon.

O e-commerce transfronteiriço representa, atualmente, 20% do e-commerce global, sendo que 68% dos produtos comercializados são dos setores de vestuários, calçados e acessórios. “São áreas da indústria criativa que são muito fortes em Minas Gerais”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, na solenidade de assinatura do acordo.  Só nos Estados Unidos, país sede da Amazon, 87% da população tem acesso à internet e as vendas via e-commerce, em 2020, foram de US$705 bilhões, sendo que cerca de 33% dos consumidores americanos fizeram compras internacionais no último ano via marketplace. Entre 2020 e 2024, o crescimento da modalidade foi de 10% ao ano.

“Estamos iniciando uma parceria que será muito importante para o nosso país. Tenho certeza de que várias empresas mineiras irão aderir à Amazon e isso irá abrir portas para todo o mundo”, afirmou o líder empresarial pontuando que a FIEMG é a primeira entidade de classe a celebrar um acordo com multinacional.  “É a viabilização da conexão da indústria mineira diretamente ao consumidor norte-americano”, reforçou Roscoe, ressaltando que a empresa Bike Wear já está comercializando na Amazon dos EUA e que a marca Luiza Barcelos deve iniciar a venda de seus produtos antes da Black Friday, no final de novembro.

Mundialmente, as vendas no e-commerce têm crescido e devem alcançar US$5 trilhões em 2021. No Brasil, o aumento foi de 41% em 2020 em relação a 2019. “Este tipo de compra explodiu entre os brasileiros e a Amazon tem um importante papel neste crescimento. A maior parte de nossas vendas são realizadas por parceiros, pequenos empreendedores”, afirmou Ricardo Garridohead of marketplace da Amazon Brasil.

O executivo esclareceu que a parceria com a FIEMG tem o intuito de internacionalizar os produtos brasileiros, com foco no mercado estadunidense, utilizando para isso, a infraestrutura da Amazon. “Não será necessário a abertura de uma conta internacional e o processo será desburocratizado”, ressaltou Garrido.

O relacionamento entre Minas Gerais e a Amazon não começou com a assinatura do acordo com a FIEMG. A multinacional abriu, em novembro de 2020, um centro de distribuição de seus produtos na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. Para que isso ocorresse, as negociações entre o governo mineiro e a gigante do varejo começaram em 2019 e, atualmente, o centro de distribuição gera centenas de empregos diretos. “Quando se fala em logística é necessário pensar em Minas Gerais”, disse João Paulo Braga, diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI). “A indústria mineira mostra, cada vez mais, a sua competitividade. Este acordo irá tornar as vendas on-line mais fáceis, menos burocráticas, fazendo com que as empresas mineiras cresçam ainda mais”, afirmou.

O evento de assinatura do acordo entre Federação mineira e a Amazon foi realizado de maneira remota e contou com a presença de Manoel Bernardes, presidente do SINDIJOIAS e da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG. “O mundo será o limite”, afirmou Bernardes.

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