Caminhada ao Mirante 30 anos Oikós (1)

OIKÓS ENCERRA CELEBRAÇÃO DOS 30 ANOS COM EXPOSIÇÃO DE DESENHO

O Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós celebrou 30 anos de fundação no último mês com uma programação comemorativa, realizada pela Fundação Aperam Acesita. Entre as atrações, foram realizados Visitas Escolares Especiais, passeio ciclístico para profissionais e praticantes, caminhada e Missa no Mirante do Oikós, além do Miniteatro Ecológico com o grupo Giramundo e Dia da Família com colaboradores da Aperam. Cerca de 1800 pessoas participaram da programação, entre estudantes, educadores e pessoas da comunidade.

A Exposição Oikós 30 anos ainda está em exibição no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita até o dia 31 deste mês. Reunindo 131 desenhos de alunos de 22 escolas públicas e particulares de Timóteo, a mostra apresenta o resultado do concurso promovido durante o mês de junho para celebrar o aniversário do Centro de Educação Ambiental. Visitas de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. Para agendar uma visita escolar à exposição, entre em contato: 31 3849-7744. Entrada gratuita.

Contato com a natureza

O Dia da Família no Oikós, realizado no último domingo (02/07), reuniu colaboradores da Aperam e seus familiares para curtir um dia em contato com a natureza. As atividades atenderam todas as idades e os participantes puderam desfrutar de uma trilha ecológica, gincana, jogos pedagógicos, parquinho, massagens relaxantes, além de poder contar com orientações sobre saúde e bem-estar.

Marcelo Augusto Barros Carmello, engenheiro mecânico na Gerência de Projetos Estratégicos da Aperam, participou do evento com sua esposa Elisa e seu filho Murilo. “O evento foi incrivelmente tranquilo e proporcionou um ambiente familiar maravilhoso. Meu filho de quatro anos adorou. O Oikós estava simplesmente deslumbrante, tudo estava impecavelmente limpo e conservado”, enfatizou.

No passeio ciclístico, promovido no dia 25 de junho, levou quase 100 ciclistas para praticante de ciclismo ao Mirante do Oikós. Maurício César Pereira Rodrigues, gerente executivo de Logística Integrada e Customer Service na Aperam, subiu pela terceira vez. “A empresa incentiva a preservação do meio ambiente, a prática esportiva e, consequentemente, a qualidade de vida da comunidade. Foi uma satisfação muito grande ver tantos amantes do ciclismo celebrando os 30 anos do Oikos da maneira que mais gostamos, ou seja, pedalando”, completou o gestor.

Educação Ambiental
Aluno da Escola Municipal Dom Lelis Lara, de Coronel Fabriciano, Heitor Moreira, de 9 anos, participou da Visita Especial ao Oikós, que apresentou a história do local e de questões ambientais por meio de jogos pedagógicos. “O que mais gostei foi da coleção de insetos no Centro de Visitantes. A importância de preservar a natureza, cuidar do meio ambiente e não jogar lixo na rua é cuidar do nosso planeta, onde moramos”, comentou.

Para a coordenadora da Escola Municipal Conceição Pena, de Ipatinga, Ana Maria Hanzava, as visitas ao Centro de Educação Ambiental trazem oportunidade dos alunos verem na prática o que aprendem em sala de aula. “Estamos fazendo um projeto na escola sobre preservação ambiental e a visita nos possibilitou mostrar como é na prática, para que eles compreendam a importância de preservar a natureza, pois somos parte dela”, detalhou.

Oikós
Por meio de projetos socioambientais, há três décadas o Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós contribui na formação da consciência ecológica de alunos, professores e toda a comunidade. Localizado na região central do município, em uma área preservada de 989 hectares, ao lado do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), o espaço é um presente para a comunidade de Timóteo e cidades vizinhas e um compromisso da Empresa com conscientização e preservação ambiental e a qualidade de vida na região do Vale do Aço.

Compartilhe com um amigo

Facebook
WhatsApp
Email